terça-feira, 6 de janeiro de 2026

10 Melhores Episódios da 1ª Temporada de Smallville


A primeira temporada da série Smallville teve início em 16 de outubro de 2001 e chegou ao fim em 21 de maio de 2002, com um total de 21 episódios, a segunda mais curta de todas. Essa temporada tem vários episódios marcantes e histórias interessantes. Eu consigo eleger os dez melhores com muita facilidade. Não é à toa que o programa fez sucesso logo de cara. No meu ranking de melhores temporadas, ela se encontra na posição cinco, ou seja, abrindo o top 5 das melhores temporadas, provando que sua origem continua forte e cativante mesmo com a evolução da história. E assim, vamos direto aos melhores momentos de Smallville em sua primeira temporada:

10º. Leech (Episódio 12)

A combinação de um raio e uma pedra de meteoro faz os poderes de Clark serem transferidos para Eric Summers, quando Clark o salvava de cair de uma represa. Clark precisa se adaptar a viver como um cara normal, enquanto Eric começa a exibir e explorar seus novos poderes, ganhando fama, mas também muitos problemas. O episódio mostra Clark finalmente conseguindo ter uma vida normal, embora ele sinta falta e se preocupe em não poder recuperar mais seus poderes, mostrando que mesmo que ele desejasse a vida toda ser normal, suas habilidades já eram parte de sua identidade. O episódio explora também a família de Eric despreparada para aceitar e ajudá-lo a lidar com seus poderes, salientando a relevância dos Kent na formação de Clark. Ótima abordagem. Nesse episódio também Lex chega próximo a ter certeza que Clark tem algum tipo de poder, mas muda de ideia ao vê-lo machucado de verdade, quando ele estava sem poderes.

9º. Hug (Episódio 11)

Bob Rickman, que tem a habilidade de persuadir qualquer pessoa com um aperto de mão, quer comprar o Rancho Kent para construir uma fábrica de pesticidas. Mas seu ex-sócio, Kyle Tippet, que mora isolado na floresta e também tem a mesma habilidade, ameaça expô-lo se ele não sair da cidade. Clark e Lana acabam brigando por ele ficar do lado de Kyle, contra um possível ataque de Kyle a Lana e a Whitney. Chloe acaba demonstrando seus sentimentos por Clark e o beijando, quando Kyle faz uma demonstração de sua habilidade a eles. E Lex, persuadido por Bob, tenta matar Clark disparando vários tiros com uma arma automática. É um episódio cheio de conflito e já começa numa sequência impactante, quando Bob convence um executivo de se jogar de um prédio. As sequências de Lex tentando matar Clark, embora persuadido, já dá um prenúncio do futuro dos dois.

8º. Hothead (Episódio 3)

Um episódio com muitas camadas. O diretor Kwan quer punir alguns dos jogadores dos Crows por colarem nas provas, mas o técnico Walt só quer saber de vencer sua 200ª partida, e ao descobrir que é capaz de incendiar qualquer coisa com o poder de sua mente, fará de tudo pra obter o que quer. Ao mesmo tempo, Clark desafia seu pai e entra para o time de futebol da escola. Lana abandona as líderes de torcida e tenta trabalho como garçonete. E Lex se vê diante de seu primeiro desafio no controle da fábrica da LuthorCorp, ao se recusar a demitir 20% do pessoal, como determinação de Lionel. Esse é apenas o terceiro episódio da série e já trás muitos conflitos interessantes para a história, como Clark tentando convencer Jonathan de que consegue jogar futebol sem machucar ninguém, Lana começando a sair da figura de princesa e buscando sua independência, e Lex desafiando seu pai e provando que tem competência para os negócios. 

7º. Rogue (Episódio 9)

Sam Phelan é um policial corrupto de Metrópolis, que descobre o segredo de Clark e tenta chantageá- lo para obter vantagens nos seus golpes. O diretor Kwan demite Chloe do cargo de editora do Torch, e acaba nomeando Lana, quando ela tenta intervir por Chloe, gerando atrito entre as duas. E Lex vê uma antiga namorada reaparecer em sua vida com um plano para destruir Lionel. Um dos poucos episódios dessa temporada que não tem um infectado por meteoro. O conflito aqui é contra Phelan, que tira a paz da família Kent, fazendo inclusive Jonathan ir preso injustamente por homicídio. Aqui vemos pela primeira vez o segredo de Clark ameaçado e os Kents percebendo que não poderão esconder isso para sempre. O episódio tem um das sequências mais famosas da série, com Clark se jogando contra um ônibus, para evitá-lo de bater. Temos também a primeira vez que uma arma é disparada contra Clark, embora não o atinja. 

6º. Hourglass (Episódio 6)

Clark conhece Cassandra Carver no Lar de Idosos de Smallville, uma senhora que perdeu a visão durante a chuva de meteoros e agora consegue ver o futuro, dando a Clark algumas pistas sobre o seu destino, mas ela morre ao ter uma visão do futuro de Lex. Enquanto isso, o idoso Harry Volk cai em um lago cheio de pedras de meteoro e rejuvenesce, partindo em uma missão para matar os descendentes do júri que o condenou por assassinato 60 anos atrás, incluindo Jonathan Kent. Um dos episódios mais emblemáticos dessa temporada. Em uma das visões, Clark se vê diante de um cemitério com os nomes de todas as pessoas próximas a ele nas lápides, como se ele fosse sobreviver a todos. Também temos um vislumbre de uma capa vermelha nos céus e várias pessoas em perigo, que ele irá salvar. Mas a visão mais perturbadora é a de Lex como presidente dos EUA, todo de branco com uma luva preta, passeando por um jardim, que murcha completamente quando ele o toca, fazendo o céu escurecer e começar a chover sangue. Um futuro tão perturbador que mata Cassandra antes que ela pudesse contá-lo a Lex. 

5º. Jitters (Episódio 8)

Earl Jenkins está sofrendo de convulsões, que ele atribui a um envenenamento por minerais num laboratório secreto da LuthorCorp chamado Nível 3. Numa tentativa de chamar a atenção de Lionel e obter informações para um tratamento, ele faz os alunos em visita à fábrica de reféns. Lionel e Lex tentam negociar com ele, enquanto Clark localiza o tal Nível 3, que agora é apenas um galpão desativado. Excelente abordagem do episódio, mostrando pela primeira vez que a LuthorCorp faz experimentos secretos com pedras de meteoro. A sequência final é bem emblemática, com Lex observando Clark ser acolhido calorosamente pelos Kents, após o sequestro, enquanto Lionel apenas finge cuidados com ele para a imprensa. Temos ainda a divertida e superlotada "festinha" na casa de Clark, na ausência dos seus pais, com direito a fogos de artifício de Lex. Um grato momento. Uma curiosidade sobre esse episódio é que ele foi o terceiro a ser gravado, mas o oitavo a ser exibido. Creio que o episódio mais fora de ordem que já foi feito na série. Se reparar na abertura dessa temporada só temos cenas dos três primeiros episódios e de Jitters, o oitavo.

4º. Stray (Episódio 16)

Ryan James consegue ler mentes, mas tem sua habilidade explorada pelo seu padrastro e a nova mulher dele, que cometem roubos e até matam. Ryan foge e acaba indo parar na casa dos Kent, depois que é atropelado por Martha e finge amnésia. Enquanto isso, Lex recebe a oferta de seu pai para retornar a Metrópolis. A temporada começa a se encaminhar para o seu fim e somos brindados com esse episódio. Ryan encanta com sua doçura e anseio por uma vida feliz. Passa a ser um irmão caçula de Clark, descobrindo e guardando seu segredo. Em paralelo temos Lex recusando o inusitado convite de Lionel para voltar a trabalhar com ele em Metrópolis. Um convite que só chegou porque Lex acabou entrando na linha em Smallville e deixou Lionel desconfiado das atividades dele. Essa recusa gerará o primeiro cataclisma do final da temporada.

3º. Nicodemus (Episódio 15)

Jonathan perde as inibições, afronta Lex e, armado, tenta resolver seus problemas no banco. Lana muda o visual, dispensa Whitney, seduz Clark e Lex e negligencia o atendimento do Talon. Pete perde a cabeça e tenta matar Lex. Todos exibem comportamentos incomuns após entrarem em contato com uma flor extinta e tóxica, trazida de volta por Dr. Hamilton, no laboratório que Lex financiou. Após o pico de adrenalina, todos caem em um coma que leva à morte, e aparentemente não há antídoto. A mudança de comportamento de Jonathan e principalmente de Lana são os pontos mais altos desse episódio. A entrada de Lana de minissaia e botas pretas no corredor da escola é memorável, assim como o striptease para Clark na piscina. É a primeira vez que vemos uma Lana ousada, sem pudores e é maravilhoso. A cena final com Lana e Clark no moinho de vento também é belíssima.

2º. Pilot (Episódio 1)

O episódio piloto ainda é um dos melhores da primeira temporada. A apresentação dos personagens e as ligações de seus conflitos iniciais são todas muito bem construídas. A ideia de uma chuva de meteoros destruindo a cidade, inclusive sendo a responsável pela morte dos pais de Lana, ao invés de apenas a nave de Clark chegar à Terra, foi genial. A visita de Lionel e Lex à Smallville bem no mesmo dia, sendo a causa de sua calvície, foi outro ponto a favor. As boas ideias continuaram no tempo presente, com Clark atrapalhado e apaixonado por Lana, depois conhecendo Lex ao salvá-lo do acidente na ponte, a descoberta de sua origem, as sequências no milharal, o colar de Lana com kryptonita, tudo muito bem inspirado. A cartilha perfeita para uma série de sucesso. 

1º. Tempest (Episódio 21)

Lionel decide fechar a fábrica da LuthorCorp, causando um alvoroço na cidade. Clark, Chloe e Pete se preparam para o baile de primavera. Lex planeja a compra da fábrica com a ajuda dos funcionários. Whitney se alista no Corpo de Fuzileiros Navais e pede que Lana o espere. Roger Nixon encontra a nave de Clark e ameaça expô-lo. Uma tempestade se aproxima da cidade e tira o carro de Lana da estrada. Três tornados se juntam, formando um gigantesco funil que engole Lana com o carro, enquanto Clark mergulha nele para salvá-la. O episódio final da temporada é de tirar o fôlego do início ao fim. Desde o anúncio de Lionel, o prenúncio de uma tempestade se aproximando toma conta de todo o episódio, com Nixon documentando todas as habilidades de Clark, inclusive fazendo a picape dele explodir com ele dentro, Whitney se despedindo de Lana na rodoviária numa cena emocionante com forte ventania, e a nave sendo ativada, pela primeira vez desde a chegada de Clark. A temporada fechou o seu primeiro ciclo com excelência, garantindo o interesse da audiência pela sua segunda temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colheitas