A segunda temporada da série Sandy e Junior foi ao ar de 5 de março a 31 de dezembro de 2000, totalizando 43 episódios. A mais longa de todas. É a temporada da relação entre Sandy e Gustavo e da introdução do trailer de Basílio. Marca também a entrada das crianças Duda, Talita e depois Glorinha. E também ocorre a primeira troca no time de professores, saindo Carolina e Marcão e entrando Rebeca e Miguel. No meu ranking de temporadas da série, ela se encontra como a melhor temporada do programa. Dentre os seus 43 episódios, eu selecionei os 15 melhores dessa temporada.
15º. Na Medida do Sucesso
Ritinha decide lançar sua própria grife de roupas e a galera organiza um desfile, convidando duas das maiores críticas de moda do país. Irene e Valdete ficam responsáveis por tirar as medidas da galera e costurar as roupas. Porém, Duda e Talita trocam o papel com as medidas e as roupas ficam prontas bem na hora do desfile com as medidas todas erradas. Apesar do aperto, Ritinha consegue dar um jeito e o desfile é um sucesso. Um episódio simpático e divertido de acompanhar. O desfile da galera no final traz um charme a mais à produção.
14º. É Primavera
Com o Festival da Primavera chegando, Elvira muda as regras para eleição da rainha - que sempre era ganho por Patty -, substituindo beleza por venda de votos, com o dinheiro sendo revertido à caridade. Patty passa a vender beijos a Gustavo em troca de votos. Sandy descobre que o sonho de Bebel é ser rainha, então as meninas se unem e vendem seus votos para Bebel, fazendo-a ganhar o concurso, para a surpresa e fúria de Patty. Enquanto isso os meninos disputam o tradicional cabo de guerra contra a turma de Marquinhos. Episódio bonito, florido e cheio de romantismo. O romance entre Junior e Clara finalmente desabrocha junto com a primavera.
13º. Os Santinhos do Pau Oco
12º. Sortilégio de Amor
A galera vai a um parque de diversões e as meninas resolvem entrar na tenda da cigana Madame Suli. Ela diz às meninas que o primeiro homem que elas encontrarem ao sair, será o grande amor da vida delas, jogando um pó aromático exótico nelas. Ao saírem, elas se encontram com o professor Miguel e todas se apaixonam por ele. Para investigar a situação das meninas, os meninos dirfarçam Basílio de mulher e o faz entrar na tenda, mas quando ele sai, acaba se apaixonando por Boca. É um episódio muito divertido, tanto pela paixonite coletiva das meninas por Miguel, quanto por Basílio disfarçado como Jéssica Tutti.
11º. Quem Tem Medo de Vampiro?
Sandy dá a Junior a coleção dos quadrinhos Pira Vampiro e ele passa a noite lendo tudo, até que uma vampira sai de dentro de uma das revistas e o ataca. A partir daí ele começa a agir estranho e também ataca Bebel, Rebeca e Irene. Eles organizam uma festa e terminam por transformar todos os outros em vampiros também. Sandy, Gustavo e Valdete tentam impedir o avanço deles e cravam uma estaca no peito de Junior, quando ele finalmente acorda do sonho. Episódio inusitado e bem fantasioso, porém dentro do plausível, já que tudo não passa de um sonho de Junior. Um belo passeio pelo universo vampiresco, com uma produção caprichada.
10º. A Galera e o Tempo (Partes I e II)
A galera encontra uma máquina do tempo e acaba viajando para os anos 70, com exceção de Boca e Patty que ficam no controle da máquina para trazê-los de volta. Lá nos anos 70 eles são confundidos com o grupo Os Borbulhantes e fazem um show. Contudo, na hora de embarcar de volta, Beth resolve levar uma flor de recordação, e como resultado, o futuro é totalmente alterado. O CEMA está em ruínas, a cantina virou um bar decadente de Irene e Valdete, onde Camilo e Miguel, sujeitos mau encarados, jogam sinuca. Boca e Patty são sem-teto e a água é um bem escasso. Episódio duplo que explora a viagem no tempo e suas consequências, nos apresentando uma versão alternativa e surpreendente do CEMA e dos professores.
9º. Sandy e Junior e o Senhor do Tempo
Patty organiza uma festa de ano novo em sua casa pra beijar Gustavo no momento da virada. Ela prende Sandy e Junior no porão, mas, misteriosamente, um segundo antes da virada, os relógios param e todos congelam, com exceção de Sandy e Junior, que utilizavam amuletos. O Senhor do Tempo aparece e diz que parou o tempo e o ciclo da vida para evitar que a humanidade continuasse mais um século de atrocidades. Os irmãos tentam argumentar, mas só conseguem um último desejo, beijar Gustavo e Clara. Diante do beijo cheio de amor deles, o Senhor do Tempo se comove e descongela o tempo novamente. Episódio final da temporada, com Patty passando dos limites ao usar sua última cartada pra ficar com Gustavo. E Sandy e Gustavo finalmente ficando juntos num episódio emocionante.
8º. Ciranda, Cirandinha
Basílio organiza a Festa da Lua Azul no trailer e sorteia os casais para dançarem juntos, gerando confusão entre os casais de verdade, principalmente em Patty, quando Gustavo sorteia Sandy. Na aula de teatro grego, Patty escolhe errado seu papel e Sandy e Gustavo acabam protagonizando uma cena de romance, para desespero de Patty que interrompe a aula aos berros. Junior está encantado pela professora Ana, que está a fim do professor Miguel. Durante a festa, os casais sorteados não se afinam e todos acabam indo para seus pares reais. Um episódio inspirador, que aproxima um pouco mais Sandy de Gustavo e brinca com o poema Quadrilha de Drummond.
7º. A Alma do Negócio
Beth, Mau e Ritinha decidem abrir uma barraquiha de sanduíche natural pra concorrer com Basílio, depois que a conta do mês deles no trailer dá absurdamente alta por Basílio ter cobrado guardanapos, copos e canudos também. A concorrência vira uma guerra, dividindo a galera e fazendo a imprensa divulgar que Sandy e Junior estão em lados opostos. Boca aproveita o momento e monta um negócio de venda de antiácido. O episódio é muito divertido pela dinâmica que se estabelece entre os concorrentes em busca da freguesia. Pra garantir o sucesso do seu negócio, eles chegam a oferecer dinheiro para que comprem com eles. Um roteiro muito criativo.
6º. Por Uma Questão de Ordem
Camilo se afasta do colégio após pegar catapora e Rebeca dá um jeito de assumir a direção. Ela começa a adotar medidas impopulares e cancela um programa de televisão que a galera estava produzindo pra aula de Miguel. Na sequência acaba suspendendo Boca, depois que ele se irrita por ela implicar com suas vestimentas. Em meio a um protesto dos alunos com cartazes no pátio do CEMA, Rebeca ameaça expulsar Sandy, Junior, Clara, Boca e Gustavo se a revolta não terminar. É o episódio que mais explora a megalomania de Rebeca e mostra onde ela poderia chegar se conseguisse plenos poderes. É interessante ver a galera toda empenhada numa luta por uma causa comum.
5º. Mentiras e Verdades
Irene organiza um almoço de aniversário na sua comunidade e convida a galera, que se junta pra dar uma geladeira nova de presente. Patty contrata uma limousine e convida Marquinhos para ir com ela, depois que ela vê Gustavo e Sandy sentados juntos no ônibus. Lá na festa surge um boato de que a relação de Patty com Gustavo é séria e que ele já "invadiu a fronteira". O fuxico passa por Sandy e chega aos ouvidos de Gustavo, que vai tomar satisfação com a patricinha, encerrando de vez a relação deles. É um episódio incomum por levar a ambientação tradicional da série para o clima festivo de pagode da comunidade, o que faz o enredo se sobressair mais. Ainda rola roda de capoeira e Sandy e Junior cantando "Verdade" de Zeca Pagodinho.
4º. Sandy e o Homem das Mil Faces
3º. O Feitiço do Arco-Íris
As atitudes de Patty chegam ao limite e a galera decide ignorá-la por um tempo. Enquanto ela e Sandy catam minerais no pátio do CEMA para a aula de Elvira, começa a chover e um estranho fenômeno acontece quando elas passam debaixo do arco-íris, fazendo com que as duas troquem de corpos. A falsa Sandy aproveita para seduzir Gustavo e Boca, e se supervalorizar na carreira da dupla com Junior. Enquanto isso a falsa Patty tenta explicar a história para a galera, que não lhe ouve. É um episódio maravilhoso por nos proporcionar ver Sandy interpretando Patty, com todos seus trejeitos e seu jogo de sedução. As cenas dela com Boca, Junior e Gustavo são surpreendentes e nos mostram uma atuação dela que pouco conhecemos.
2º. Boa Romaria Faz Quem em Sua Casa Fica em Paz
Bebel passa por conflitos em casa e decide ir morar em uma barraca no gramado do CEMA. Ritinha e Beth acabam se juntando a ela. Depois que Camilo intervém, elas desmontam a barraca e montam ao lado do trailer de Basílio. A galera começa a produzir um documentário sobre convivência a partir do dia a dia das meninas na barraca. Após alguns dias, o convívio entre elas se torna insustentável e Basílio não suporta mais o acampamento atrapalhando seus negócios, entrando em guerra com elas. O caos que se transforma esse episódio com a convivência das meninas ao lado do trailer de Basílio e a galera tentando produzir o documentário ao mesmo tempo é maravilhoso. É um daqueles episódios de arrancar as mais gostosas gargalhadas.
1. Um Cara Como Você
Depois que Gustavo recusa ir num jantar que Patty organiza para apresentá-lo à família, ela rompe com ele e passa a ignorá-lo. Clara então decide voltar com ele e pede a Sandy para marcar um encontro às cegas, e ela, a contragosto, concorda. Gustavo pensa que a garota que vai encontrá-lo é a própria Sandy e se surpreende ao ver Clara. Ele a dispensa de maneira carinhosa e na sequência se depara com Patty, que o convence a reatar a relação, enquanto Sandy aparece solitária num clipe na TV do trailer. Um episódio muito especial para o casal Sandy e Gustavo. Aqui fica mais que evidente que ambos estão apaixonados um pelo outro, mas as circunstâncias ainda não permitem a relação. O episódio ainda nos faz recordar a história dele com Clara. O clipe final com "Sua Estrela Sou Eu", que já começa na televisão do trailer de Basílio, com Sandy solitária e carente em um café, a olhar o tempo, vestindo um sobretudo numa noite fria e chuvosa, é um dos momentos mais inesquecíveis da série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Colheitas