Se tem um aspecto em que a série Smallville conseguia se destacar eram os finais de temporada. Sempre que algum ano ia finalizar era certeza ter um grande episódio pela frente, com acontecimentos que nos causaria espanto, fascínio, paixão, preocupação, entre outros sentimentos, e nos prenderia à espera da nova temporada. Isso começou já na primeira temporada e foi seguindo assim ao longo dos anos. A fórmula era basicamente a mesma, desestabilizar um evento importante, provocar o caos, colocar os prinpais personagens em situações de perigo extremo, gerar acontecimentos impactantes, que pareciam não ter solução, deixando o desfecho para o início da temporada seguinte, o que gerou inevitavelmente incríveis estreias de temporadas. Tanto é que os melhores episódios finais são justamente aqueles que mais caos apresentam em seu roteiro. Em alguns momentos tivemos finais não tão eletrizantes assim, mas no geral a série nos presenteou com ótimos desfechos. Pensando nisso, decidi eleger os melhores finais de temporada de Smallville ao longo de suas dez temporadas. Uma tarefa delicada, já que estamos falando de dez episódios que deixaram sua marca na história da série, e por isso é sempre complicado apontar falhas ou equívocos de roteiro, mas tentarei ser justo.
10º. Doomsday (Oitava Temporada)
A oitava temporada conseguiu ter o episódio final mais insípido de toda a série, o mais sem nexo. Durante toda a temporada foi construída a narrativa que Davis Bloome iria se transformar definitivamente no Apocalypse e ele seria um inimigo invencível para Clark. Quando chegamos no último episódio, Clark separa Davis da besta, e na sequência temos uma luta simplória entre eles, antes de Clark enterrá-lo nos túneis de uma instalação geotermal e explodi-los. Enquanto isso, durante uma comovente cena de reconciliação entre Chloe e Jimmy, Davis acerta Jimmy com uma vara que atravessa seu corpo. A sequência seguinte é o enterro de Jimmy, com Chloe colocando a câmera fotográfica no pescoço do irmão caçula dele, que nunca ninguém ouviu falar, simbolizando que ele é que seria o Jimmy Olsen das HQs. Depois Clark, num tom totalmente sombrio e melancólico, diz a Chloe que Clark Kent morreu e desaparece. O episódio termina e nos deixa literalmente com a sensação de "que merda foi essa"? Parace que a intenção dos roteiristas era chocar a qualquer preço, numa urgência de criar um final extraordinário. Ninguém entendeu a necessidade da morte do personagem de Jimmy. Foi a última pá de cal numa temporada que não soube preservar o legado da série.
9º. Arctic (Sétima Temporada)
Uma temporada problemática não poderia nos fornecer um final muito interessante. Todo o episódio é focado na finalmente chegada de Lex Luthor à Fortaleza da Solidão. Começamos com Brianiac disfarçado de Kara ameaçando Edward Teague num jatinho e derrubando o avião. Ele ainda tenta ganhar a confiança de Lex, depois de não conseguir roubar o orbe. Chloe acaba sendo outra vítima dele, antes de Clark conseguir destrui-lo numa estação de alta voltagem. Ainda temos o videotape de Lana para Clark, avisando que ela vai sair da vida dele para sempre. E na Fortaleza, temos o aguardado confronto entre Clark e Lex, com este finalmente conhecendo seu segredo. Depois de muitas acusações e apelos de Clark, Lex insere o orbe na Fortaleza e ela desmorona sobre o dois. Infelizmente, não foi um fim de temporada brilhante, como estávamos acostumados, até o efeito do colapso da Fortaleza ficou aquém do que a série já produziu.
8º. Salvation (Nona Temporada)
Salvation é o episódio final da nona temporada, nos mostrando o confronto final entre Clark e Zod. Ela tem um início interessante, com Clark tendo um sonho com um vislumbre do futuro, em que Lois já é a principal repórter do Planeta Diário, Perry White o editor-chefe, Lex Luthor está concorrendo à presidência e uma sombra azul e vermelha pelo céu salva um avião de se chocar contra o jornal. Quando ele acorda, se depara com um pacote deixado por Martha, o uniforme oficial do Superman. É uma bela simbologia do destino da série. O episódio segue com Zod tentando convencer Lois de que ele é o borrão e pedindo ajuda dela para encontrar o Livro de RAO. Tem ainda os kandorianos espalhando o símbolo de Zod nos principais monumentos ao redor do mundo. Lois seguindo sua própria investigação e descobrindo não só que Zod mente, mas que Clark é o borrão. E Clark finalmente convencendo os kandorianos a irem para um outro mundo, usando o Livro de RAO. Contudo, Zod consegue se livrar ao puxar uma adaga de kryptonita azul e travar uma luta com Clark. Ele consegue enfiar a adaga em Clark, mas acaba sendo sugado também pelo dispositivo quando Clark cai da borda do prédio. É um final relevante para uma temporada fraca.
7°. Phantom (Sexta Temporada)
O final da sexta temporada é o primeiro a cair um nível dos eletrizantes finais de temporadas da série. Não chega a ser ruim, mas não emociona suficientemente como os anteriores. Ele começa com a tentativa de J'onn J'onzz e de Lex de capturar o hospedeiro do fantasma mais poderoso que escapou da Zona Fantasma. Temos Lana avisando a Clark que vai se separar de Lex e que já sabe seu segredo. Chloe curando Lois de uma facada apenas pelo toque de sua lágrima e ficando inconsciente. Lex ameaçando Lana, depois que ela diz que vai largá-lo, e o carro dela explodindo com ela dentro. E na represa, para onde Lex levou o atual hospedeiro do fantasma adormecido e onde ele tem seu exército de clones, desenrolam-se os acontecimentos finais, com o fantasma acordando e destruindo tudo e todos pela frente, Clark acusando Lex de matar Lana, o fantasma se chocando contra Clark e criando uma cópia idêntica dele, Lex sendo preso pelo assassinato de Lana e a cópia de Clark fugindo ao romper a represa. Um ótimo final, mas não superior aos outros já produzidos.
6º. Covenant (Terceira Temporada)
A terceira temporada tem uma das sequências finais mais emblemáticas de toda a série, mas o episódio em si no geral não é tão impressionante. O episódio começa com a chegada de uma jovem nua, dizendo ser Kara e que precisa levar Clark com ela. Ela demonstra ter os poderes de Clark e ainda desintegra um espião que escutava a conversa deles na fazenda. Segundo ela, todos em volta de Clark vão abandoná-lo ou trai-lo, o que acaba acontecendo. Clark descobre que Lex continua investigando a vida dele e rompe a amizade com ele após depor contra Lionel. Lana vai embora para Paris. Clark então decide ir para a caverna com a suposta Kara. Mas Jonathan descobre que a tal moça na verdade se chama Lindsay e não é de Krypton, Jor-El apenas a usou para atrair Clark. Com a indecisão de Clark, Jor-El suga Lindsay e enforca Jonathan, obrigando Clark finalmente entrar na fissura da caverna. Daí temos uma das mais célebres sequências de toda a série. Após a condenação de Lionel Luthor, um carcereiro começa a raspar a cabeça dele. E enquanto raspa, Martha corre para ver um círculo de fogo que surgiu na fazenda, Chloe e seu pai chegam à casa de proteção a testemunhas e em seguida a casa explode, Lex bebe um drinque em casa para comemorar a prisão de Lionel e engasga ao perceber que a bebida estava envenenada, caindo sobre uma mesa de vidro, Jonathan permanece desacordado no chão da caverna, e Clark, sem roupa, flutua dentro do símbolo da casa de El, em um ambiente escuro, sob a voz de Jor-El afirmando que ele irá renascer. Um final que nos deixa de queixo caído.
5º. Final (Décima Temporada)
O final da série, que traz o desfecho de toda a história ao longo dos dez anos, surpreendentemente, não consegue ser o melhor final de temporada. O episódio emociona em alguns momentos, até pela concretização de acontecimentos aguardados há muito tempo, mas no geral não consegue ter um conjunto de situações impactantes que englobem todo o episódio. A primeira parte do episódio duplo foca no casamento de Lois e Clark. A princípio ela está insegura, por achar que o mundo precisa mais de Clark do que ela, mas acaba mudando de ideia. Na capela, Oliver, possuído pelo lado negro, entrega a aliança de kryptonita dourada a Clark, mas Chloe consegue impedi-lo de colocar no dedo. O casamento é interrompido ao verem o planeta Apokolips, associado a Darkseid, se aproximar da Terra. O momento mais emocionante dessa primeira parte são as palavras de força e encorajamento de Martha e Jonathan para Clark aceitar finalmente seu destino e enfrentar Apokolips. Na segunda parte, os melhores momentos ficam por conta do retorno de Lex, seu reencontro com Clark, o confronto com Tess na Luthorcorp, que termina com ele a matando e ela o infectando com uma neurotoxina que o faz perder a memória. E, claro, Clark finalmente vestindo seu uniforme e salvando o planeta, embora de uma maneira muito singela para um momento tão aguardado. Incomoda no episódio a utilização da ameaça de um planeta como último recurso para enfrentar Clark. Parece que os roteiristas já tinham esgotado todas as possibilidades de impressionar nos finais das outras temporadas, que só restou um planeta com impacto suficiente para ameaçar Clark. Me pareceu um recurso preguiçoso e sem muito alcance emocional. Contudo, a concretização dos desfechos tão aguardados de toda a série somam pontos e conseguem imprimir um sabor especial ao episódio. É maravilhoso ver Clark finalmente voando, e bem emocionante a sequência final ao som do clássico do Superman.
4º. Vessel (Quinta Temporada)
A quinta temporada tem um dos melhores finais de temporada de Smallville. O episódio é focado em Brainiac preparando o corpo de Lex para Zod assumi-lo. E o dilema de Clark em matar ou não o receptáculo de Zod, o que automaticamente mataria Lex. Ainda no começo, Lex é abduzido por Brainiac na frente de Lana, e ao retornar, ele tem os mesmos poderes de Clark. Brainiac espalha um vírus no computador de Lex e todos os sistemas de energia do mundo, a partir do Kansas, começam a falhar. Em pouco tempo, o caos se instala nas principais cidades. No celeiro, Clark confronta Lex, mas lança o facão em Brainiac, e com isso abre o portal para a entrada de Zod, que passa definitivamente a assumir o corpo de Lex. Zod então envia Clark para a Zona Fantasma, depois que ele se recusa a se juntar a ele. No topo do Planeta Diário, Zod é surpreendido pela chegada de Lana que afirma que não o abandonará. E eles se beijam, sem que ela saiba que se trata de Zod. Um final eletrizante e na mais completa desordem, no melhor estilo Smallville.
3º. Exodus (Segunda Temporada)
Um excelente final de temporada, repleto de reviravoltas. Ele tem início com a nave espacial de Clark assumindo as memórias e a vontade de Jor-El e dando a Clark vinte quatro horas para deixar sua família e cumprir seu destino kryptoniano. Temos Lana e Clark juntos pela primeira vez, em clima de puro romance, preocupados em como contar para Chloe sobre eles, sem desconfiarem que ela já sabe. Temos a duplicata da chave do buraco da caverna, feita de kryptonita, que Lionel produz, e Clark decide usá-la para destruir a nave e evitar que ele tenha que abandonar Smallville. Enquanto Martha e Jonathan seguem para o casamento de Lex e Helen, Clark dá início ao seu plano, rejeitando a visita inesperada de Chloe, que acaba perdendo a paciência com ele e aceitando a oferta de Lionel para estagiar no Planeta Diário em troca de informações sobre Clark. Ao enfiar a chave na nave, Clark consegue destrui-la, mas causa uma enorme explosão e uma gigantesca onda de choque, que vira a picape de Jonathan e Martha, resultando no aborto dela. Arrasado, Clark decide abandonar Smallville como Jor-El queria, e nem os apelos de Lana, aos prantos, o convencem do contrário. Ele enfia o anel de kryptonita vermelha no dedo, monta na moto e vai embora. E ainda temos Lex acordando atordoado no avião que sairia em lua de mel, em meio a uma turbulência, sem ninguém no controle, indo direto para o mar. Um espetacular final de temporada.
2º. Tempest (Primeira Temporada)
O final da primeira temporada ainda é um dos melhores e mostrou que desde o início a série sabia criar ganchos impactantes. O episódio começa com Lionel reunindo os empregados da LuthorCorp e anunciando, repentinamente, que fechará a fábrica de Smallville. Temos Whitney anunciando a Lana que irá se juntar ao Corpo de Fuzileiros Navais e pedindo que ela o espere. Temos Roger Nixon descobrindo o segredo de Clark e chantageando Jonathan. Lex tentando comprar a fábrica junto com os empregados. Temos também Clark e Chloe indo ao baile juntos, em meio aos primeiros sinais de uma tempestade no ar. Ainda a emocionante despedida de Lana e Whitney na rodoviária. E finalmente os tornados que chegam aumentando a tensão e o caos, jogando o carro de Lana para fora da estrada, arrebentando as janelas da mansão Luthor em meio a uma briga entre Lex e Lionel, e fazendo Martha e Jonathan buscar refúgio no abrigo da fazenda, onde Nixon já se encontra filmando a nave de Clark e usando a chave, que tinha roubado de Lex, para fazê-la funcionar. Enquanto isso, na estrada, os três funis se unem formando um gigantesco funil que engole o carro de Lana com ela dentro, aos berros, ao mesmo tempo que Clark chega correndo e, desesperado, mergulha no tornado. Esse episódio foi o padrão que se seguiu para os finais de temporadas de Smallville, sempre com muito caos, destruição e situações inesperadas, mas poucos conseguiram ser tão bem-sucedidos como esse.
1º. Commencement (Quarta Temporada)
Só uma temporada conseguiu superar o final da primeira, não à toa os dois episódios tem muita similaridade entre si. A quarta temporada traz o melhor desfecho de temporada da série. É quando Clark finalmente consegue juntar as três pedras do poder, que foi o arco central de toda a temporada. O episódio já começa num embate maravilhoso entre Lana e Genevieve, que termina com a condessa Isobel possuindo Lana e matando a mãe de Jason com uma das pedras. A cerimônia de formatura de Clark, Chloe e Lana é interrompida por veículos militares anunciando uma nova chuva de meteoros que cairá sobre a cidade em poucas horas. É o início do caos. Lana, ainda em estado de choque, entrega a pedra suja de sangue a Clark, por acreditar pertencer a ele. Lex prepara a ida dela para Metrópolis de helicóptero e perde a cabeça quando não encontra mais a pedra com ela. Jason chega à fazenda dos Kent também em busca das pedras e ameaça Jonathan e Martha com uma espingarda, quando o primeiro meteorito cai exatamente sobre a fazenda Kent, e os demais seguem destuindo tudo e causando pânico na cidade. O helicóptero de Lana é atingido por vários deles e cai. Clark une as três pedras na caverna e elas se transformam em um cristal, que o teletransporta para o polo ártico. Lana sai dos destroços do helicóptero, se arrasta até uma cratera e se depara com uma espaçonave preta gigante. E Clark, atordoado, atira o cristal, que voa longe. Todos os elementos para criar um grande episódio estão presentes aqui: um evento importante acontecendo, uma força da natureza ameaçando a cidade, personagens importantes em perigo, corre-corre, confusão, assassinato, emoções a mil. É o mais impactante final de temporada. Um desfecho memorável para uma das temporadas mais bem amarradas de toda a série. E a preparação para a melhor temporada, que viria no ano seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Colheitas