Assim como os finais de temporada de Smallville eram sempre grandes momentos na série, as estreias também eram cercadas de grandes acontecimentos. Muitas das situações que movimentavam os episódios de estreia tinham início no final da temporada anterior, ou eram consequência direta dela. As mudanças no tom das temporadas e o fio condutor que envolveria todo aquele ano já era definido na premiere. E os elementos-chave para compor um grande recomeço envolvia não só produzir uma excelente conclusão ao conflito iniciado no fim da temporada anterior, como engatar o novo arco que percorreria todo aquele novo ano. A tarefa de enumerar as melhores estreias de temporada de Smallville é bem mais difícil do que os finais, porque a série nos proporcionou melhores aberturas do que encerramentos ao longo dos anos, então praticamente todas as estreias são boas, deixando bem maior o desafio de definir qual é mais superior a outra. Com isso em mente, eu os convido a me acompanharem nesse passeio por esses dez icônicos episódios, como quem vai assistir a premiere de mais uma emocionante temporada. Toca a intro e me segue...
10º. Bizarro (Sétima Temporada)
Bizarro foi a estreia da sétima temporada, uma das mais problemáticas, e mostrou aqui que já não começou muito bem. O episódio não é ruim, mas é muito aquém das estreias de temporadas já produzidas e das que ainda seriam. Aqui temos a continuação dos conflitos iniciados no fim da sexta temporada. Então temos Clark lutando contra Bizarro, o fantasma que criou uma cópia sua. A represa se rompe e Lex fica submerso, sendo resgatado pela figura de uma jovem loira que desaparece voando. Lionel é capturado enquanto está desacordado na margem do rio. Chloe, dada como morta, volta à vida na gaveta do necrotério do hospital. Lex vai preso como principal suspeito do assassinato de Lana. E Clark descobre uma maneira de derrotar Bizarro, com a ajuda do Caçador de Marte. Em Xangai, uma mulher loira caminha pelas ruas, e quando tira a peruca, vemos que é Lana. E a jovem misteriosa que salvou Lex aparece pensativa, colocando uma pulseira com o símbolo da casa de El, antes de sair voando. O episódio tem alguns pontos interessantes, faz um certo mistério sobre a morte de Lana, até revelar que ela está viva, e introduz Kara, a prima de Clark na série, que será um dos destaques da temporada, mas no geral ele não empolga muito.
9º. Savior (Nona Temporada)
Seguindo a linha determinada no fim da oitava temporada, a atmosfera sombria toma conta desse episódio, dando o tom da nova temporada. É a introdução do Major Zod, que chega à Terra junto com vários outros kryptonianos, graças aos clones armazenados no orbe alienígena. Eles tomam conta da mansão Luthor e fazem Tess de refém, enquanto tentam entender como vieram parar ali e por que estão sem poderes. Temos Lois que retorna do futuro em companhia de uma mulher que tenta matá-la. Clark, agora assumindo o seu treinamento com Jor-El e o compromisso de defender Metrópolis, passa a deixar sua marca em cada ação que executa. Ele enfrenta a mulher que tentava matar Lois e descobre, antes dela morrer em seus braços, que ambos já conheciam do futuro. Chloe passa a morar na Torre de Vigilância e começa a equipá-la com a mais alta tecnologia junto de Dr. Emil. E Lois tem uma série de visões perturbadoras do futuro, envolvendo um céu vermelho, a morte de Chloe, Oliver cavando na terra, e cenas de amor dela com Clark. É um início promissor de temporada, pena que ela não conseguiu seguir assim ao longo do ano.
8º. Odyssey (Oitava Temporada)
Odyssey é a estreia da oitava temporada, seguindo a história um mês após os acontecimentos do final da sétima. A Fortaleza desmoronou sobre Clark e Lex e eles seguem desaparecidos. Arqueiro Verde, Canário Negro e Aquaman tentam localizar algum sinal deles, assim como a LuthorCorp, que agora está sob o comando de Tess Mercer. Lois investiga o paradeiro de Chloe, que foi levada supostamente pelo FBI, no entanto, ela se encontra na prisão Black Creek, tendo sua superinteligência submetida a testes. Clark está sem poderes numa cidade da Rússia, trabalhando em um campo de trabalho escravo. Oliver consegue localizá-lo e o resgata de lá. Enquanto isso, em Black Creek Chloe é forçada a localizar os membros da Liga da Justiça, através de números de telefones. Clark, Oliver e Lois conseguem entrar na prisão e resgatam Chloe e os membros da Liga, mas Clark acaba sendo baleado e é salvo pelo Caçador de Marte, que restabelece seus poderes. Por fim, ficamos sabendo que Tess está de posse do Cristal do Conhecimento, que forma a Fortaleza, e Clark revela a Lois que será seu novo parceiro de trabalho no Planeta Diário. É um ótimo início de temporada, e apesar da ausência de três importantes membros regulares da série, o episódio consegue trazer um frescor à série, que não vinha muito bem no ano anterior. A enfim parceria de Lois e Clark no Planeta Diário aponta para um novo horizonte, cheio de possibilidades. Infelizmente, a temporada também não conseguiu fazer jus à sua estreia.
7º. Lazarus (Décima Temporada)
O início da décima temporada tenta levar a série de novo às suas origens. Enquanto segue desacordado no chão com a adaga de kryptonita azul enterrada em seu abdome, Clark mergulha num astral espiritual e se vê no mesmo milharal onde ficou preso no episódio piloto, mas se depara com uma lápide com seu nome e tem um vislumbre de Lex Luthor vestido de branco. Lois tira a adaga da barriga dele e Clark desperta. Chloe usa o capacete do Senhor Destino para localizar Oliver. Tess acorda no Laboratório Cadmus com o rosto restaurado e se depara com vários clones de Lex, e um deles, ainda criança. Um outro clone envelhecido e furioso escapa e incendeia o laboratório, fugindo. Clark salva Tess e segue para o milharal, onde o Lex degenerado prendeu Lois em um círculo de fogo. Antes de morrer, Lex ainda arma uma bomba no globo do Planeta Diário. Mas Clark consegue salvar Lois e segurar o globo, numa referência à clássica cena do Superman. Chloe se oferece em troca de Oliver. Lois viaja para a África para conseguir lidar com a descoberta do segredo de Clark. E Clark tem uma visão de Jonathan na fazenda, o encorajando a seguir o seu destino. É uma estreia que nos faz olhar para os primórdios da série, aquecendo o coração dos fãs e mostrando que finalmente o grande destino de Clark está próximo.
6º. Vortex (Segunda Temporada)
A seguda temporada segue as consequências da tempestade que varreu Smallville no fim da primeira. E já começa com um voo espetacular da nave de Clark sobre a cidade, seguindo direto para o grande funil do tornado, onde Lana e Clark estão. Lana tenta se proteger o máximo possível dentro da picape que voa em círculos. Clark consegue alcançar o carro e protege Lana com seu corpo, que escapa sem muitos ferimentos. Lex hesita em salvar Lionel, mas acaba o retirando debaixo dos escombros. No hospital, Lionel corre sérios riscos e Lex autoriza a cirurgia. Jonathan e Nixon estão presos numa tumba subterrânea sem saída. Depois de muita procura, Clark finalmente os encontra, mas Nixon usa kryptonita para conseguir levar Clark com ele. Jonathan trava uma luta com Nixon, e Lex acaba matando Nixon com um tiro, antes que ele mate Jonathan. Lionel sai da cirurgia cego e culpa Lex. Lana começa a desconfiar que Clark esconde um grande segredo, mas ele desconversa. E a nave de Clark descansa tranquila em meio a um milharal. É um excelente início de temporada. Temos os conflitos entre Lionel e Lex se acentuando, Lana abrindo os olhos para o fato de que Clark esconde um segredo, e os Kents percebendo que não conseguirão evitar que o mundo descubra a verdade sobre Clark.
5º. Zod (Sexta Temporada)
A sexta temporada começa das consequências imediatas do término da quinta. Clark está preso na Zona Fantasma, sem poderes, vulnerável ao ataque dos criminosos enviados para lá. Ele conhece Raya, uma kryptoniana que foi assistente de seu pai, Jor-El, e ela o ajuda a fugir de lá. Mas na fuga, outros fantasmas acabam escapando também e se espalham pela Terra. Enquanto isso, Zod, no corpo de Lex, dá início ao seu plano de transformar a Terra numa nova Krypton, e pede a Lana, que agora sabe que ele não é Lex, que lhe dê um herdeiro. Ela reluta e ele a prende pela mão com uma faca. Martha vai à Fortaleza pedir auxílio a Jor-El e descobre que a única solução para deter Zod é matá-lo com a adaga. Ao comunicar a Lionel, Lana se oferece para fazê-lo, porém o plano não dá certo e Zod destrói a adaga. Depois de uma intensa luta, Clark simula uma rendenção ajoelhando-se perante Zod, mas ao tocar a mão dele, Clark ativa o cristal que Raya havia lhe dado e envia Zod de volta à Zona Fantasma. É uma estreia de temporada maravilhosa, repleta de ações. Ela nos mostra, pela primeira vez, como é o ambiente da Zona Fantasma e abre o arco da temporada que será a captura dos criminosos fugitivos da Zona Fantasma, que escaparam junto com Clark.
4º. Pilot (Primeira Temporada)
A origem de tudo, o primoroso episódio que nos apresentou Smallville não poderia ficar de fora do top 5. É um dos episódios pilotos mais bem elaborados até então. Ele dosa ação, emoção, romance e a mitologia do Superman de uma maneira brilhante. Temos a introdução com a chuva de meteoro caindo sobre a cidade, matando os pais de Lana, fazendo Lex ficar careca no milharal - como efeito de um dos impactos -, e Jonathan e Martha encontrando Clark, depois que a picape sai da estrada e vira. Nos dias atuais, encontramos um jovem Clark lidando com sua supervelocidade e força, ao mesmo tempo que tenta administrar sua paixão pela garota mais linda da escola, Lana Lang. Temos o retorno de Lex à Smallville para cuidar da fábrica de fertilizantes da LuthorCorp, e o seu encontro com Clark, ao atropelá-lo na ponte e ser salvo por ele. Temos Jonathan finalmente contando a Clark sua origem. E a linda sequencia do diálogo entre Lana e Clark no cemitério, quando eles passam a se conhecer melhor. Temos ainda Whitney, o namorado ciumento de Lana, prendendo Clark no milharal, e Clark salvando o colégio da sua primeira ameaça, o infectado de meteoro Jeremy Creek. O roteiro é tão perfeito, tão caprichado na apresentação e construção dos personagens, que é difícil não elegê-lo a melhor estreia da série.
3º. Arrival (Quinta Temporada)
A terceira melhor estreia de temporada de Smallville fica por conta da quinta temporada. Temos aqui o resultado da união das três pedras do poder e as consequências da chuva de meteoro que aconteceu no fim da quarta temporada. No polo Ártico, o Cristal do Conhecimento, que Clark lançou, mergulha na neve e começam a surgir grandes pilares de cristais de gelo até formarem a Fortaleza da Solidão. Jor-El explica que ela é uma réplica da geografia de Krypton para que Clark possa começar seu treinamento. Enquanto Clark ajuda Chloe, sob as ameaças de Jor-El para voltar antes do pôr do Sol, em Smallville Lana vê dois kryptonianos saírem de dentro da nave espacial, perguntando por Kal-El e explodindo todos os carros de polícia que chegam ao local. Lex a encontra na estrada, em estado de choque, e a leva para a mansão, onde Lionel, em estado catatônico, rabisca no chão um símbolo kryptoniano e diz a Lana que a kryptonita é a única fraqueza dos alienígenas. Num hospital no Ártico, Chloe e Clark finalmente conversam abertamente sobre o segredo dele. Lois ajuda Jonathan a encontrar Martha nos destroços da casa deles e seguem para o hospital, onde os kryptonianos chegam destruindo tudo em busca de Kal-El. Lana os convence a ir para a mansão, onde eles quase caem na armadilha, mas conseguem escapar. Clark os encontra e, após um breve confronto, eles tentam enviá-lo para a Zona Fantasma, mas ele resiste e acaba arremessando os dois. Ao ajudar Lana, o Sol se põe e Clark perde seus poderes. Por fim, Lana e Clark finalmente se entendem. Ela o informa sobre a nave, mas Clark só encontra a cratera dela no local. Enquanto isso, num galpão vigiado da LuthorCorp, a nave repousa e um lodo preto começa a escorrer dela, tomando a forma de Brainiac. É uma das mais eletrizantes estreias de temporada de Smallville, com cenas marcantes e sequências impressionantes. Temos a introdução da Fortaleza, a chegada de Brainiac, Chloe virando a confidente de Clark e o romance entre Lana e Clark finalmente deslanchando pra valer, dando início a uma nova fase da série e à melhor temporada de Smallville.
2º. Exile (Terceira Temporada)
Exile não é apenas uma das melhores estreias de Smallville, é simplesmente um dos melhores episódios de toda a série. Ele começa três meses depois dos acontecimentos do final da segunda temporada. Temos um Clark Kent, sob efeito intencional de kryptonita vermelha, vivendo em Metrópolis, sob o codinome Kal, arrombando caixas eletrônicos para comprar carro de luxo, desfilando com as garotas mais bonitas da cidade nas boates mais badaladas e invadindo um grande assalto a banco para ficar com o dinheiro. Ele ainda é alvejado por inúmeros tiros de escopeta ao sair do banco e explode um dos carros da polícia, antes de fugir. Enquanto isso, Lex é dado como morto, depois da queda do avião, e Helen posa de viúva, sem saber que Lex está vivo numa ilha deserta, lutando pela sobrevivência e tendo alucinações com um outro náufrago que tenta matá-lo. Jonathan e Martha, sem notícias de Clark, estão tendo que leiloar a fazenda para quitar as dívidas. Lionel pressiona Chloe para obter mais informações sobre Clark, mas ela diz não ter, quando na verdade já localizou Clark em Metrópolis e acaba contando a Lana, que vai procurá-lo e se surpreende com o comportamento dele. O grande chefão do crime, Morgan Edge, quem estava por trás do assalto ao banco que Clark invadiu, localiza Clark e o convence a realizar um assalto para ele na LuthorCorp. Bem no exato momento em que Clark põe as mãos no objeto do cofre de Lionel, Jonathan, que adquiriu poderes temporariamente com Jor-El, aparece dizendo que vai levar Clark pra casa, e os dois travam uma briga, despencando do prédio da LuthorCorp. O episódio é tão intenso que não tem um desfecho completo nele, sua conclusão fica pro episódio seguinte, Phoenix. O roteiro é tão bem construído e amarrado como o do episódio piloto. As sequências de ação e as atitudes surpreendentes de Clark são momentos únicos em toda a série. Não dá para terminar de assistir esse episódio e não bater palmas para sua grandiosidade.
1º. Crusade (Quarta Temporada)
E a medalha de ouro é a estreia da quarta temporada. Nela temos, simplesmente, o maior e melhor voo de Clark em toda a série, e só por isso ela já merecia estar aqui. O episódio já começa com a introdução de Lois Lane procurando pelo paradeiro de sua prima Chloe, três meses depois dos acontecimentos do final da terceira temporada. Um acidente na estrada faz Lois presenciar o retorno de Clark no milharal, completamente nu e sem memória. No Egito, Lex obtém secretamente uma antigo artefato e paga muito alto para esconderem seus rastros por lá. Na prisão, Lionel recebe a visita de Lois, que tem certeza de que ele é o responsável pela morte de Chloe. Em Paris, Lana curte seu novo namorado, Jason Teague, que a leva até uma igreja para fazer um trabalho sobre história da arte na lápide da Condessa Margaret Isobel Thoreaux, mas quando Lana toca num símbolo da cripta, uma grande onda de energia brilhante flui por seu corpo. Ela acorda no dia seguinte em casa, atordoada, e com uma grande tatuagem nas costas. Uma turbulência no jatinho de Lex o faz derrubar a estátua, que se quebra, revelando um cristal misterioso, a primeira das três pedras do poder. Clark ouve um som vindo do cristal e assume a identidade de Kal-El de Krypton, insensível aos apelos de Martha e dando início ao seu mais belo voo em toda a série. Ele alcança o jatinho de Lex, arranca a porta e carrega a pedra consigo. Na prisão, Lex acusa Lionel de ter pego a pedra dele. Kal-El coloca a pedra em uma câmara secreta nas Cavernas Kawatche, e ao sair defronta-se com Martha, que pressiona a kryptonita preta sobre o peito dele, fazendo Clark e Kal-El lutarem entre si pelo controle, até Clark vencer. Por fim, no cemitério, Lois visita o túmulo de Chloe e promete descobrir quem a matou, enquanto Clark usa sua visão de raio-x e avisa a Lois que não há nenhum cadáver no túmulo. Uma estreia de tirar o fôlego, um episódio muito bem costurado, trazendo novas camadas à série, com a introdução do arco central das pedras do poder, a imersão de Lana na mitologia com o espírito da Condessa Isobel, a chegada de Lois Lane e o primeiro voo de Clark. Nenhuma temporada, antes ou depois, conseguiu um nível tão alto na estreia como essa. Foi, sem dúvida alguma, a melhor premiere de Smallville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Colheitas