quarta-feira, 27 de novembro de 2024

15 Melhores episódios de Smallville

Um dos maiores desafios para um fã de Smallville é elaborar uma lista com os melhores episódios da série. São mais de duzentos episódios em dez temporadas de um seriado que tem legiões de fãs. Há toda uma nostalgia, uma memória afetiva impregnada pelos incríveis momentos que a série nos proporcionou. Há arcos maravilhosos, encontros de super-heróis do universo DC, personagens das HQs em passagens marcantes, e, claro, a subjetividade de cada fã, tornando esse resultado um ranking que nunca será unanimidade entre os fãs. Ainda assim, elaborei minha listinha com os 15 melhores episódios de Smallville segundo o meu ponto de vista. Não foi fácil, há ainda diversos outros episódios que eu adoro e ficaram de fora, assim como há outros episódios que muitos fãs jamais deixariam de fora. Mas há que ser feita uma seleção, então, com muito carinho mergulhei novamente nesses quinze episódios que mais me emocionam, me divertem e falam diretamente comigo quando penso em Smallville. Vamos juntos embarcar para o Kansas novamente.

15º. Pilot (Primeira Temporada)

O primeiro episódio de Smallville ainda é um dos melhores episódios da série. Todo o capricho nos detalhes da apresentação e construção dos personagens encanta até hoje. Temos a chegada da nave de Clark na chuva de meteoro, impactando na vida de Lana, que perde os pais, e de Lex, que fica careca. Martha e Jonathan encontrando Clark. O salto para o presente e a vida de Clark adolescente tentando administrar seus poderes e seu amor por Lana, que namora o zagueiro do time de futebol, Whitney. O retorno de Lex para cuidar da fábrica de fretilizante da LuthorCorp e seu encontro com Clark, ao atropelá-lo na ponte. É tudo muito bem desenvolvido, as emoções são bem dosadas, as cenas envolvem, as ações não são à toa, acontecem dentro de um contexto. É um episódio de encher os olhos e que emociona sempre que se rever.

14º. Promise (Sexta Temporada)

O episódio do casamento de Lana e Lex é um acontecimento na série. Dividido pelos três pontos de vista de Clark, Lex e Lana, o episódio vai revelando que nada é o que parece ser. Enquanto Lex mata o médico que forjou com ele a gravidez de Lana, ela cria uma armadilha para descobrir o segredo de Clark e decide não se casar, avisando a Clark que ainda o ama, até que no último momento diante de uma chantagem de Lionel, se vê obrigada a assumir o compromisso e se casar com Lex, despedaçando o coração de Clark. É um episódio muito bem desenvolvido, que vai mostrando aos poucos o conflito que cada um enfrenta ao longo desse dia. Ao final temos a sensação de Lana estar indo para a prisão e que toda a história dela com Clark está perdida para sempre. É um grande momento para a série.

13ª. Onyx (Quarta Temporada)

O episódio em que Lex se divide em dois, como consequência de um experimento com kryptonita, resultando em duas versões de Lex. O bom, que valoriza a amizade de Clark e quer compartilhar todas as suas descobertas científicas com os amigos. E o mau, que ambiciona o poder, passa por cima dos sentimentos dos amigos, trai, mente, engana, chatageia e prende sua versão boazinha no porão com uma máscara de ferro. Mas o melhor desse episódio não é a separação de Lex, é o fato dele descobrir o segredo de Clark, inclusive sua fraqueza e mostrar toda sua vilania diante dos Kent. É daqui a célebre frase em que Lex pronuncia: "Eu sou o vilão dessa história". É um momento-chave para a série por mostrar finalmente o grande vilão que ele irá se tornar. 

12º. Spirit (Quarta Temporada)

O baile de formatura de Clark, Lana e Chloe é cheio de emoção. Após quase um ano inteiro afastados, conseguimos aqui ter um vislumbre de um possível retorno entre Clark e Lana. Depois que uma aluna obessessiva em ser a rainha do baile morre em um acidente na estrada, seu espírito vai passando de corpo em corpo a medida que toca nas pessoas. Passa por Martha, Lana e Lois, que convence Clark a ir ao baile. Na festa, ela ainda possui Chloe quando ela é eleita a rainha do baile. Mas o episódio é bom mesmo pelo momento de puro romance de Lana e Clark, dançando juntos ao som de You and Me do Lifehouse, depois de ambos terem dito que não iriam ao baile. Algumas situações merecem destaque também, como Martha quando é possuída pelo espírito da jovem e fica agindo como uma adolescente, e Lois implicando com o vestido e a posição da flor que o espírito da aluna escolheu pra ela usar.

11º. Crimson (Sexta Temporada)

Os episódios em que Clark é exposto à kryptonita vermelha geram seus melhores momentos, e aqui não é diferente. Lois usa um batom à base de kryptonita vermelha e se apaixona por Clark. Quando ela finalmente o beija, a kryptonita entra em contato com Clark e daí é uma cascata de situações vexatórias. Ele revela seus poderes a Lois e decide invadir o jantar de noivado de Lana e Lex, causando momentos maravilhosamente constrangedores. Ele questiona a presença de sua mãe ao lado de Lionel, alfineta Chloe sobre ela estar feliz com o casamento deles, e revela que Lana está grávida, sugerindo que essa é a razão do camento. Depois ele a sequestra e a leva para o celeiro, onde se beijam, e ela o recrimina por só agora demonstrar seus sentimentos e de uma maneira tão vexatória. Lex o ameaça com um revólver, mas Martha salva Clark ao expô-lo a kryptonita verde. É um episódio no melhor estilo Clark rebelde, quando ele joga pra fora tudo que está guardado no seu íntimo, sem se preocupar com as consequências, nos proporcionando momentos ímpares.

10º. Transference (Quarta Temporada)

O episódio em que Lionel e Clark trocam de corpo, através de uma das pedras do poder. O objetivo de Lionel era trocar de corpo com Lex para fugir da prisão, mas devido à interferência de Clark, acaba escapando no corpo dele. As sequências de Lionel descobrindo o segredo de Clark são maravilhosas, assim como ele cheirando o cabelo de Martha e os confrontos com Lex, Chloe e Lana. Tom conseguiu imprimir as mesmas nuances de Lionel, os trejeitos, a maneira de andar e falar, que deixa todos os personagens espantados. É devido a essa transferência que Lionel fica curado da doença degenerativa no fígado que ele tinha, e muda radicalmente de personalidade, tornando-se um bom mocinho até quase o final da temporada. O episódio é uma experiência maravilhosa de acompanhar.

9º. Lexmas (Quinta Temporada)

O primeiro episódio de Natal de Smallville é tão mágico como a data. Numa mesa de cirurgia, depois de levar um tiro, Lex tem um sonho com o espírito de sua mãe, que lhe mostra uma vida completamente diferente. Casado com Lana, com um filho pequeno, à espera de outro, morando numa casa modesta, amigo dos Kents, apreciado por Jonathan, tudo parece um conto de fadas. Até que Lana dá a luz e começa a passar mal. Sem conseguir ajuda de Lionel, que o renegou no passado quando Lex abriu mão da sua fortuna, Lana morre em seus braços. Infelizmente, ao acordar, indignado com o desfecho da sua vida humilde, ele decide que a única solução para a felicidade é o dinheiro e o poder, e perde a oportunidade de uma vida feliz. A outra parte do episódio é Clark entregando presentes para crianças de casa em casa e tendo uma conversa com um velhinho bêbado fantasiado de Papai Noel. É um episódio no mais puro espírito natalino.

8º. Arrival (Quinta Temporada)

O início da quinta temporada nos proporciona um dos grandes episódios da série. A construção da Fortaleza da Solidão e a chegada de uma nova nave espacial com dois kryptonianos em busca de Kal-El. Temos maravilhosas sequências de ações com os kryptonianos explodindo todas as viaturas de polícia que cercam a nave, Lana cruzando a rodovia em estado de choque e quase sendo atropelada por Lex, os alienígenas seguindo a destruição no hospital e Lana bancando a heroína, tentando enganá-los com kryptonita. Ainda temos Clark finalmente tomando conhecimento de que Chloe já sabia sobre seu segredo, dando início à grande parceria entre os dois. E por fim, ainda há a chegada sorrateira de Brainiac e a retomada da relação de Clark e Lana, que finalmente deslancha. 

7º. Tempest (Primeira Temporada)

O final da primeira temporada, além de ser um dos melhores finais de temporada, é um dos melhores episódios da série. Desde o anúncio de Lionel sobre o fechamento da fábrica da LuthorCorp de Smallville até os tornados varrendo a cidade, o episódio tem momentos maravilhosos, como o pic nic de Whitney e Lana, quando ele anuncia que se alistou aos Corpo de Fuzileiros Navais, a despedida deles no salão do baile vazio e depois na rodoviária, numa cena cheia de emoção, quando ele diz: "eu te amei no momento em que vi, e ainda estarei te amando quando voltar a te ver". Roger Nixon gravando as conversas dos Kents e filmando a nave de Clark, momentos antes da tempestade ter início. O baile sendo interrompido e, claro, os três funis se transformando em um gigantesco tornado, que engole o carro de Lana com ela. É um episódio eletrizante.

6º. Shattered (Terceira Temporada)

Um dos melhores momentos da terceira temporada e de toda a série. Lionel, com medo de ir preso pelo assassinato de seus pais, arma um plano para fazer Lex parecer louco, depois que Lex consegue a confissão de Morgan Edge de que eles foram os responsáveis pelo crime. Lex começa a agir como se estivesse em surto psicótico, fazendo os amigos desconfiarem se ele fala ou não a verdade. Até Clark chega a duvidar de sua sanidade, antes de descobrir que Lionel estava drogando o filho. Sobra para Lana também, que acaba embaixo de um cavalo com uma perna quebrada, depois que Lex cisma que ela o está drogando. Mas o melhor momento é o confronto entre Lex, Clark e Morgan, que resulta em Clark salvando Lex de ser atropleado por Morgan, ao se jogar na frente do carro, fazendo Lex descobrir seu segredo. A interpretação de Rosenbaum é fabulosa. E o desenvolvimento das situações que faz parecer que Lex está delirando são muito engenhosas. É um dos grandes momentos de toda a série.

5º. Red (Segunda Temporada)

O primeiro contato de Clark com a kryptonita vermelha nos presenteia com esse incrível episódio, o melhor momento da segunda temporada. Um fragmento de kryptonita vermelha em um suposto anel de rubi de formatura que Clark compra é o responsável pela catarse que acontece em sua personalidade. De repente ele começa a se sentir mais livre, com vontade de curtir a vida, compra vários eletroeletrônicos caros, muda o visual, passa a andar na antiga moto de Jonathan, avança o sinal com Lana, ao mesmo tempo em que paquera Jessie, uma jovem recém-chegada a Smallville, fugitiva da polícia federal com seu pai. Ele ainda pega a Ferrari de Lex emprestada, entra em conflito com os pais e decide abandonar Smallville e ficar rico com os seus poderes. É aquele momento que todo fã jamais esperou, mas sempre aguardou, ver Clark esquecer sua moral e ética e aproveitar o que seus poderes oferecem. Uma maravilhosa experiência pelo labo B de Clark.

4º. Exile (Terceira Temporada)

A vida que Clark planejou em Red, ele realiza aqui. Morando em Metrópolis e usando seus poderes para arrombar caixas eletrônicos, comprar carros de luxo, frequentar boates badaladas e pegar as garotas mais bonitas, Clark vive sua rebeldia plena. Ele usa intencionalmente o anel de kryptonita vermelha, numa completa fuga de sua realidade. Ainda temos Lex sendo declarado morto após a queda do seu avião na lua de mel, com Helen posando de viúva, enquanto na verdade ele está perdido numa ilha deserta, tendo alucinações com um náufrago que quer matá-lo. Exile é o início da terceira temporada e começa revirando Smallville pelo avesso. As sequências de Clark invadindo um assalto a banco, derrubando os assaltantes e roubando o dinheiro, sendo alvejado por escopetas pelos políciais e explodindo um dos carros da polícia com sua visão de calor são momentos eletrizantes e memoráveis.

3º. Crusade (Quarta Temporada)

A medalha de bronze é a estreia da quarta temporada, com o voo mais bonito de Clark em toda a série. Temos a chegada de Lois Lane em busca de sua prima Chloe, dada como morta. Clark retorna programado como Kal-El, após três meses desaparecido. Lex dá início à busca pelas três pedras do poder, obtendo a primeira em uma escavação no Egito. Justamente a pedra que Clark vai buscar voando como um foguete. Lana está de namorado novo em Paris e surge uma tatuagem misteriosa em suas costas, ao tocar em um símbolo no túmulo da Condessa Margaret Isobel Thoreaux. É um episódio cheio de adrenalina, que nos apresenta Lois, mostra Clark voando pela primeira vez, introduz a busca pelas pedras do poder, que lá na frente irão formar o Cristal do Conhecimento e a Fortaleza da Solidão, e ainda temos a história de Lana sendo possuída por uma bruxa do século XVII. Um episódio primoroso.

2º. Commencement (Quarta Temporada)

Se a estreia da quarta temporada fica em terceiro lugar, o final dela é a medalha de prata. Aqui é a formatura do High School, o fim de um ciclo da série. Clark finalmente junta as três pedras do poder, que formam o Cristal do Conhecimento, fechando o arco da temporada. O episódio já começa num embate maravilhoso entre Lana e Genevieve Teague, que culmina com a Condessa Isobel possuindo Lana pela última vez e matando Genevieve com uma das pedras. O sangue humano na pedra direciona uma nova nave espacial para a Terra, em outra chuva de meteoros, trazendo o caos para a cidade em meio à formatura de Clark. Depois de um ano afastados, Lana e Clark sinalizam um possível retorno, mas o clima de perigo iminente parece não dar brecha aos dois. É um dos episódios mais intensos, cheio de acontecimentos importantes e sequências de tirar o fôlego.

1º. Reckoning (Quinta Temporada)

Não há como não eleger esse episódio o grande momento de toda a série. O centésimo episódio é uma verdadeira catarse e um teste de fogo para os fãs. Ele começa com uma das sequências mais lindas da série, com Clark levando Lana à Fortaleza, contando seu segredo a ela e a pedindo em casamento, com direito a anel de diamante lapidado por ele mesmo na hora. Quando Lana finalmente aceita e tudo parace um conto de fadas, em meio à festa de vitória de Jonathan Kent no senado, uma perseguição de carro entre Lana e Lex termina num acidente fatal para ela. Clark consegue voltar no tempo para salvá-la, evitando contar seu segredo dessa vez, mas não impede que outra vida se vá, e Jonathan morre em seus braços. É um episódio que vai do encanto à tragédia. Começamos maravilhados com a iniciativa de Clark e seu pedido de casamento, seguimos deslumbrados com a felicidade dos dois e a vitória de Jonathan nas eleições, para logo em seguida sofrermos dois baques, primeiro a morte de Lana, revertida, e depois a de Jonathan, em definitivo. O episódio consegue ser belo, forte, poético e celebrar assim uma incrível despedida para Jonathan Kent.

Menção honrosa para:
  • Nicodemus (Primeira Temporada)
  • Exodus (Segunda Temporada)
  • Relic (Terceira Temporada)
  • Sacred (Quarta Temporada)
  • Aqua (Quinta Temporada)
  • Exposed (Quinta Temporada)
  • Justice (Sexta Temporada)
  • Legion (Oitava Temporada)
  • Homecoming (Décima Temporada)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colheitas