O seriado Sandy e Junior foi ao ar de 1999 a 2002 nas tardes de domingo da Rede Globo. Um grande sucesso de audiência que catapultou a carreira da dupla, que já era sucesso no país. Os álbuns recordistas de vendas, "As Quatro Estações" e "Quatro Estações O Show", além do prestigiado "Sandy e Junior 2001" e do disco internacional, o auge da carreira deles aconteceu justamente na época em que o seriado esteve no ar. Não dá pra negar a importância que a série teve na trajetória deles e na memória afetiva de uma geração que acompanhou a dupla e os episódios dessa galerinha mais ou menos semanalmente. Pensando nisso, decidi criar um ranking com os 10 melhores episódios que a série nos proporcionou ao longo de suas quatro temporadas. Tarefa das mais difíceis, já que são 154 episódios inéditos e mais 20 episódios intercalando trechos inéditos com reprises, que passavam no período de férias, totalizando 174, e se contar o episódio piloto que foi ao ar em 1998, fecha os 175. Entre o CEMA (Centro Educacional Mário de Andrade) e o Condomínio Mata Atlântica, muitas aventuras, romances e emoções tomaram conta dos nossos corações. Uma lista que atenda a todos os fãs é quase impossível, por isso deixo aqui essa simples contribuição daqueles episódios que mais me marcaram e me divertiram. Vamos lá!
10. Agora Eu Sou uma Estrela
Episódio da quarta temporada. Cansada de não conseguir decolar sua carreira de atriz, Patty pede a Junior pra fingir por um tempo que eles estão namorando até o nome dela circular na imprensa. Junior topa a proposta, mas Patty leva a brincadeira a sério demais e causa uma grande bagunça na vida de todos no condomínio. Ela agenda sessão de fotos para uma revista no apartamento deixando Beth e Bebel no corredor, passa a controlar a agenda de Junior e até o que ele deve vestir, desmarca os compromissos dele, destrata as fãs e chega a espalhar na imprensa que Sandy e Junior vão se separar pra ele se casar com ela. É quando Junior finalmente desmancha o acordo. É o melhor episódio dessa temporada. As situações que Patty cria, acreditando mesmo ser a namorada de Junior são muito divertidas. O ponto alto é quando ela sobe em cima do jeep de Junior e manda as fãs dele dispersarem, que "ele não é santo de procissão pra todo mundo passar a mão". Hilário!
9. Por Uma Questão de Ordem!
Episódio da segunda temporada. Camilo precisa se afastar do colégio após pegar catapora e Rebeca arquiteta para assumir o seu lugar. A galera começa a gravar um programa de televisão pra aula de Miguel, mas Rebeca cancela para mostrar autoridade. Como nova diretora, ela começa a preparar várias mudanças na gestão da escola e implica com as vestimentas de Boca, que ao se rebelar é suspenso do colégio. Clara organiza um protesto, recebendo a mesma punição. Incrédulos, a galera se reúne com cartazes no pátio do CEMA. Rebeca ameaça expulsar Sandy, Junior, Clara, Boca e Gustavo se a revolta não terminar. Por fim, Elvira chama Camilo de volta, que tira a professora do cargo e a obriga a se retratar com os alunos, cancelando as suspensões e reativando o programa de televisão da galera. É o episódio que mais explora a megalomania de Rebeca e mostra onde ela poderia chegar se conseguisse plenos poderes. É interessante ver a galera toda unida contra o autoritarismo da gestão dela.
8. Mentiras e Verdades
Episódio da segunda temporada. Irene organiza um almoço de aniversário na rua de sua casa e convida a galera, que se junta para comprar uma geladeira nova de presente. Patty chega atrasada ao ônibus e ao ver Gustavo e Sandy sentados juntos, arma um barraco e decide não ir no ônibus com a galera. Ela contrata uma limousine e convida Marquinhos para ir com ela, a fim de provocar ciúmes em Gustavo, e ainda leva Boca, fingindo pra ele que Sandy fazia questão da presença dele. Lá na festa Patty começa a espalhar um boato de que a relação dela com Gustavo é séria e que ele já "invadiu a fronteira". O fuxico passa por Sandy e chega aos ouvidos de Gustavo, que desmente a acusação e vai tomar satisfação com a patricinha, encerrando de vez a relação deles. É um episódio inusitado por fugir da ambientação tradicional da série. Ver Patty e Rebeca, acostumadas a ambientes finos, tendo que disfarçar a insatisfação de estar em uma festa popular de rua é impagável. Duda, Talita e Glorinha aproveitando os luxos da limousine é ótimo também.
7. Sua Majestade, o Bebê
Episódio da primeira temporada. A galera encontra um bebê abandonado na capela do CEMA e resolve cuidar dele na escola, escondido dos professores. Patty pede que Otacílio leve o berço antigo dela pro colégio e eles dormem na sala da torre com o bebê. Na manhã seguinte, eles fazem revezamento pra cuidar de João Vitor (nome que eles dão ao bebê), e a cada aula, um aluno falta, e todos dão aos professores a mesma justificativa pela ausência. Até que Elvira descobre e leva o assunto a Camilo, que se apaixona pela criança e decide adotá-la. O episódio é muito divertido, principalmente pelas peripécias que eles fazem pra esconder dos professores que estão cuidando de uma criança na escola. Otacílio estranha eles precisarem de um berço pra uma peça de teatro. Uma das cenas mais hilárias é Basílio tentando jogar a fralda suja na lixeira sem conseguir, porque tem sempre alguém ao lado delas. Quando ele finalmente consegue, Elvira vai lá, revira o lixo e pensa que Basílio é quem está usando fraldas.
6. Sandy e o Homem das Mil Faces
Episódio da segunda temporada. Sandy sonha que um pote de ervilhas é roubado de um museu por um homem sem rosto e com uma tatuagem de teatro na mão. No outro dia, parte da turma faz uma visita a um museu e um valiosíssimo colar histórico é roubado. Enquanto isso, Basílio e Mau vão buscar uma carga de ervilhas para fazer um festival culinária no trailer, com a ajuda de Irene e Valdete. Elvira conta que um famoso criminoso, conhecido como o Homem das Mil Faces, fugiu da prisão e a turma acredita que seja o mesmo do sonho de Sandy. Um fiscal chega ao colégio para apreender a carga de ervilha por irregularidade e Sandy reconhece a tatuagem em sua mão, o que o faz fugir. A turma desconfia que ele está em busca da joia roubada e procuram em todos os potes, até que acham o artefato e preparam uma armadilha para pegar o bandido na segunda noite do festival. É um episódio que mescla suspense, mistério e humor de uma maneira muito satisfatória. As diversas invenções dos quitutes de ervilha que Irene e Valdete acabam criando são momentos ótimos também.
5. Luz, Câmera, Ação (Partes I e II)
Episódio duplo da terceira temporada. A galera começa a produzir filmes para o departamento artístico do CEMA. Um filme ambientado nos anos 30, chamado Os Retocáveis, é a estreia da programação. Alvinho, um ex-aluno, é convidado a participar como o gangster da história. Enquanto isso, o trailer de Basílio some e Patty retorna das férias no oriente totalmente incorporada pela filosofia da paz cintilante. Os meninos descobrem o trailer num ferro-velho, mas o dono exige uma multa para devolvê-lo, Patty arca com a despesa e entra como sócia. A turma descobre que Alvinho está por trás do sumiço do trailer, por querer abrir um bar concorrente, e Sandy o dispensa do filme. A galera faz uma festa de arrecadação de fundos para alugar um galpão e expandir os negócios do trailer, agora chamado Espaço Detonação. Eles fecham uma parceria com a banda que era de Alvinho para tocar na reinauguração, mas ele confisca todo o equipamento. A galera então descobre que a aparelhagem era do dono do ferro-velho, fechando o aluguel diretamente com ele. E Sandy consegue com Camilo que a exibição do filme seja no Detonação. Esse eletrizante episódio duplo foi a estreia da terceira temporada e reformulou muitos conceitos na série. A introdução dos filmes produzidos pela galera deu um ar de sofisticação, assim como a mudança de comportamento de Patty deu um frescor à personagem. A diminuição da participação de Sandy devido às gravações da novela Estrela-Guia não chegou a ser muito sentida devido ao grande número de ações que aconteciam no episódio. Foi uma bela estreia de temporada.
4. O Feitiço do Arco-Íris
Episódio da segunda temporada. A relação de Sandy e Patty chega ao estopim durante um torneio de vôlei no CEMA, gerando uma grande briga entre elas. A turma decide ignorar Patty por um tempo, enquanto Elvira pune as duas mandando-as catalogar todos os tipos de minerais encontrados no jardim da escola. Começa a chover e um estranho fenômeno acontece quando elas passam debaixo do arco-íris, fazendo com que as duas troquem de corpos: Sandy vai parar no corpo de Patty e vice-versa. Irene, Valdete, Duda, Talita e Glorinha presenciam a cena e tentam descobrir uma maneira de fazê-las destrocar. A falsa Sandy aproveita para seduzir Gustavo e Boca, e se supervalorizar em relação a Junior na carreira da dupla. Enquanto isso a falsa Patty tenta explicar a história para a galera, que não lhe ouve. Irene e Valdete contam a verdade para a turma e descobrem um jeito de reverter a situação. É um episódio maravilhoso por nos mostrar Sandy interpretando Patty, com todos seus trejeitos e seu jogo de sedução. As cenas dela com Boca, Junior e Gustavo são surpreendentes e nos mostram uma atuação dela que pouco conhecemos. Os episódios que trazem Sandy fora da sua realidade são sempre muito interessantes.
3. Boa Romaria Faz quem em sua Casa Fica em Paz
Episódio da segunda temporada. Bebel passa por conflitos em casa e decide ir morar sozinha em uma barraca de camping no gramado do colégio. Ritinha também entra em atrito com Mau e decide ir morar com Bebel, formando juntas um acampamento sustentável, com horta e gerador à luz solar. Rebeca reporta a situação a Camilo e ele pede para Bebel e Ritinha desmontarem a barraca. Elas concordam, mas na verdade apenas mudam a barraca de lugar, instalando agora ao lado do trailer de Basílio, e Beth resolve ir morar com elas também. Em meio a isso, o professor Miguel sugere um trabalho sobre convivência e Sandy tem a ideia de produzir um documentário sobre o dia a dia das meninas na barraca. Após alguns dias, a convivência entre elas se torna insustentável e Basílio não suporta mais o acampamento atrapalhando seus negócios, entrando em guerra com elas. Uma tempestade derruba o acampamento e Bebel, Ritinha e Beth reavaliam a situação. O caos que se transforma esse episódio com a convivência das meninas ao lado do trailer de Basílio e a galera tentando produzir o documentário ao mesmo tempo é maravilhoso. É um daqueles episódios de arrancar as mais boas gargalhadas.
2. Um Cara Como Você
Episódio da segunda temporada. Patty organiza um jantar para apresentar Gustavo à família, mas ele diz que ainda não está pronto pra isso, fazendo com que ela rompa a relação e passe a ignorá-lo. Clara o encontra pensativo e os dois tem uma conversa sobre o tempo em que namoravam. Clara então pede a Sandy para marcar um encontro às escuras com Gustavo, e ela, a contragosto, concorda. Gustavo pensa que a garota que vai encontrá-lo é a própria Sandy. Ao chegar ao local, ele percebe que a admiradora secreta é Clara, e a dispensa carinhosamente. Ele então pensa em procurar Sandy para revelar o que sente, porém se depara com Patty, que o convence a reatar a relação. Um episódio muito especial para quem curte o casal Sandy e Gustavo. Aqui fica evidente que ambos estão apaixonados um pelo outro. É quando a relação deles mostra mais sinais de dar certo, mas as circunstâncias ainda não permitem que eles fiquem juntos. O episódio permeia ainda os outros romances de Gustavo, nos faz recordar a relação dele com Clara, a tentativa dela de reatar e a maneira carinhosa com que ele a faz perceber que a história deles foi especial, mas deve ficar no passado, apontando que o futuro dele é Sandy, embora o presente dele, Patty, ainda seja o momento em que ele vive. O clipe final com "Sua Estrela Sou Eu", que já começa na televisão do trailer de Basílio, com Sandy solitária e carente em um café, vestindo um sobretudo numa noite fria e chuvosa, a olhar o tempo, é um dos momentos mais inesquecíveis da série.
1. Uma Canção Para Sandy
Episódio da primeira temporada. Em meio aos ensaios de lançamento do novo disco da dupla, Sandy é convidada para cantar em um show beneficente sem Junior, mas ela recusa, sabendo que os jornais diriam que ela estava partindo para a carreira solo. Junior pede para que ela faça o show, uma vez que é por uma boa causa. A relação dos irmãos fica estremecida pelas notícias de que vão se separar, porém eles conseguem superar os boatos e continuar a dupla. Um episódio mais que especial para os fãs, que relembra a carreira deles, mexe com a polêmica comum à época, de uma suposta separação da dupla, e reafirma a força que é a carreira dos dois juntos. O episódio que eternizou "Dias e Noites" como hino da união da dupla merece aqui ser lembrado como o melhor da série.
Ainda há muitos outros episódios inesquecíveis e marcantes, que poderiam estar aqui nessa lista, mas não cabem. Tenho certeza de que outros fãs conseguiriam criar uma lista com mais 10 episódios especiais rapidinho. Foi uma tarefa difícil pra mim chegar a esses 10, por isso deixo uma menção honrosa a esses outros episódios abaixo também:
T1: Um Anjo Veio Aqui
T1: No Peito e na Valentia
T1: A Rádio CEMA está no Ar
T1: Quer Dançar Comigo?
T1: A Perna Curta da Mentira
T1: Uma Força pro Cupido
T1: Todos Por Todos
T2: A Alma do Negócio
T2: Sandy e Junior e o Senhor do Tempo
T4: S.O.S Sandy
E vocês? Quais episódios são especiais pra vocês e ainda não estão aqui?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Colheitas