sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Beatles: álbuns preferidos

Enumerar os melhores álbuns dos Beatles não é uma tarefa fácil, embora já haja certo consenso em relação a alguns discos e a própria crítica especializada já tenha apontado diversas vezes os melhores de todos, mesmo que ela tenha mudado o ranking algumas vezes ao longo dos anos. Entretanto, minha tarefa aqui é mais simples. Eu vou listar não os melhores álbuns em termos de produção técnica, engenharia, know how, mas sim as canções e a sonoridade dos Beatles que chegam primeiro ao coração desse beatlemaníaco aqui. E mesmo que a qualidade técnica influencie em determinados pontos, é a melodia, a harmonia e até mesmo a letra que estão contando ao final. Já vi muitas listas de melhores álbuns dos Beatles, mas nenhuma delas condizia exatamente com a minha. Encontro sempre algumas semelhanças em determinadas posições, mas há também muitas surpresas com a colocação de alguns álbuns. Então resolvi postar a minha também. Deixando claro que essa seleção é pessoal e não se baseia nas especificações e evoluções técnicas de cada disco. Se assim o fosse o ranking seria outro. É apenas a sequência de um apaixonado pelas canções da mais bem sucedida banda de rock de todos os tempos. Come together!

13º. Yellow Submarine

Lançado em 1969 como parte da trilha sonora do filme de mesmo nome, o 11º álbum dos Beatles não tem muito o que oferecer. Na verdade ele é mais trilha do filme do que propriamente disco dos Beatles. Duas de suas canções já estavam presentes em outros álbuns: Yellow Submarine em Revolver e All You Need is Love em Magical Mystery Tour. Das inéditas, não há uma música forte ou significativa o suficiente para marcar o álbum. Particularmente eu gosto de Hey Bulldog e Only a Northern Song. As canções instrumentais de George Martin são até interessantes como parte da trilha do filme, mas não são música Beatles. Por isso tudo, esse disco fica na minha última posição.


12º. Beatles For Sale

Quarto álbum dos Beatles, lançado no final de 1964. Não é um disco muito forte, e acredito que isso é quase unanimidade. Eu gosto de No Reply, Baby’s in Black, I’ll Follow the Sun What You're Doing, mas no geral não há nada muito marcante. Vindo depois do estrondoso sucesso que foi A Hard Day's Night, e com a cruel missão de substituí-lo, esse álbum decepcionou um pouco por voltar a utilizar covers em grande quantidade para fechar o repertório, uma prova de como era grande a pressão mercadológica para produzir novos discos em um curto espaço de tempo, resultando em trabalhos não tão bem elaborados. Lembrando ainda a rotina extremamente estafante em que a banda se encontrava  na época, o que gerou uma certa estagnação na produção dos novos trabalhos.

11º.  Please Please Me


Álbum de estreia dos Beatles em 1963. Disco bom e importante por nos apresentar os meninos de Liverpool, com as clássicas Love Me Do, P.S. I Love You, I Saw Her Standing There e Twist and Shout. Gravado todo numa única cansativa e esgotante sessão. Mesmo com seis covers no repertório, o álbum flui bem, e diferente de Beatles For Sale, funciona perfeitamente, conseguindo deixar sua marca até nas canções não originais. Contudo, diante da grandiosidade que veio depois, ele fica aqui na 11ª colocação.



10º. With The Beatles


Segundo álbum dos Beatles, lançado também em 1963. Melhor que o anterior em elaboração e composições, mostrando o primeiro salto rumo à constante evolução da banda. Com seis covers também que se somam harmoniosamente às canções originais. Tem também a primeira contribuição de George na banda com Don't Bother Me. Entre as minhas favoritas estão All My Loving, It Won’t Be Long, All I’ve Got To Do e Hold Me Tight.




9º. A Hard Day’s Night


Terceiro álbum dos Beatles, lançado em 1964, junto com o filme homônimo. Primeiro disco a conter unicamente composições próprias dos Beatles e o único a ter apenas composições de Lennon e McCartney. Um dos mais bem sucedidos álbuns da banda. Foi o disco que me apresentou aos Beatles e pelo qual tenho um carinho especial. Entretanto, apesar de ter canções que considero maravilhosas como And I Love Her, I Should Have Know Better, If I Feel e a canção-título, a segunda parte do disco já não me empolga tanto mais.



8º. Help!


Quinto álbum dos Beatles, lançado em 1965, junto com o filme homônimo também. Com apenas dois covers e a inclusão da consagrada Yesterday, que quase não entrou na seleção por destoar do perfil do disco, foi outro grande sucesso, repetindo a fórmula de A Hard Day's Night. Além do tema principal, as canções The Night Before, Ticket To Ride, You Like Me Too Much, Tell Me What You See e I’ve Just Seen a Face são as minhas favoritas.




7º. Let It Be

Último álbum dos Beatles, penúltimo gravado, lançado em 1970. Acrescento aqui também a versão Naked, lançada em 2003. Sei que haverá gente a questionar Let It Be na frente de outros álbuns de sucesso, afinal ele foi um disco atrapalhado, lançado sem muito capricho, com o material do fracassado projeto “Get Back”. Ainda assim, deixando de lado os detalhes técnicos, e analisando especificamente a sonoridade das músicas, é um disco que me agrada muito. Adoro I’ve Got a Feeling, Dig a Pony, For You Blue, I Me Mine e Across the Universe (a versão Naked é melhor, menos arrastada). Sinto falta de Don’t Let Me Down, mas ela está presente em Naked. The Long And Winding Road também é melhor na versão de 2003, Paul estava certo.

6º. Magical Mystery Tour

Nono álbum dos Beatles, lançado no final de 1967, como trilha-sonora do desastroso filme homônimo. Apenas as músicas do filme - lançadas como EP no Reino Unido na época - já fariam esse disco ser muito bom, I Am The Walrus, The Fool On The Hill Flying são ótimas, mas a versão americana acrescentando os compactos da banda daquele ano conseguiu deixá-lo melhor ainda. A presença de Strawberry Fields Foreverque fez falta em Sgt. Peppers, atesta a colocação tão boa desse álbum. A única música que não curto muito no disco é Hello, Goodbye, embora seja uma canção muito famosa dos Beatles, ela não me empolga muito. Já Baby, You're a Rich Man eu tenho um verdadeiro fascínio.

5º. Rubber Soul

Sexto álbum dos Beatles, lançado no final de 1965. Rubber Soul começa a sinalizar a mudança na direção do estilo musical dos Beatles e suas novas influências. Por muito tempo figurou entre um dos meus três prediletos. Há sempre uma disputa entre Rubber Soul e Revolver sobre qual seria o melhor disco, com o último quase sempre levando a melhor. O fato é que ambos são maravilhosos, e frequentemente os dois estão trocando de posição no meu ranking. Adoro GirlDrive My Car, You Won’t See Me, Think For Yourself, Wait If I Needed Someone. Sou apaixonado por In My Life, só não curto muito Michelle, me soa um pouco açucarada demais.


4º. Revolver


Sétimo álbum dos Beatles, lançado em 1966. Predileto de muitos e sempre queridinho, Revolver é recheado de boas canções. Taxman, Eleanor Rigby, I’m Only Sleeping, Love You To, She Said She Said, And Your Bird Can Sing, Got to Get You into My Life e Tomorrow Never Knows são as minhas preferidas. Nem é preciso dizer que esse disco foi inovador e marcou definitivamente a mudança da fase beatlemania para uma era de musicalidade mais madura da banda.



3º. Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band


Oitavo álbum dos Beatles, lançado em 1967. Aclamado mundialmente pela crítica e considerado o melhor disco da banda. Realmente ele é tudo isso. Mas quando se discute favoritismo, cada um sabe do seu e não há o que discutir. Por isso, Sgt. Peppers fica ainda na terceira posição dos meus discos preferidos. Gosto de todas as músicas do álbum e considero A Day in the Life, senão a mais, uma das mais bonitas músicas dos Beatles.




2º. The Beatles (White Album ou Álbum Branco)

Décimo álbum dos Beatles, lançado em 1968. Único álbum duplo da banda. Aparte os atritos dos integrantes na produção do disco, resultando num trabalho que captura nitidamente o estilo musical de cada um, o Álbum Branco reúne 30 canções numa diversidade de sons e ritmos que faz desse disco tão especial e o meu segundo preferido. Gosto principalmente das composições de John: Happiness Is a Warm Gun, Dear Prudence, Sexy Sadie, Everybody's Got Something to Hide Except Me and My Monkey, Revolution 1, I’m So Tired e Julia. De Paul: Why Don’t We Do It in the Road?, Mother Nature’s Son e Helter Skelter.  E ainda as de George: Savoy Truffle, Long Long Long e While My Guitar Gently Weeps, disparada de longe a melhor canção do disco.

1º. Abbey Road

Décimo segundo álbum dos Beatles, lançado em 1969. O último disco gravado. Em Abbey Road eu gosto de tudo, das canções à capa e contracapa do disco, pra mim a mais bonita de todas. Come Together, Something, Here Comes The Sun, Because, I Want You, Oh! Darling são todas fabulosas. Na segunda parte do disco temos uma obra-prima de Paul. As duas sequências de medleys desde Sun King She Came in Through the Bathroom Window, e de Golden Slumbers The End são de uma grandiosidade musical sem comparação. A meu ver a melhor contribuição de Paul na banda, ou a que mais me agrada. E a frase final, depois do incrível solo de bateria de Ringo - como John já disse - carrega uma filosofia cósmica que continua ecoando após os últimos acordes do álbum. Abbey Road é um diamante perfeitamente lapidado!

“...and in the end, the love you take is equal to the love you make.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colheitas