quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O PDF do PageMaker

Às vezes quando conseguimos ser bom em alguma coisa queremos que os quatro ventos do hemisfério tomem conhecimento, muito embora esses quatro ventos sejam apenas alguns poucos amigos e conhecidos. A primeira vez que bati os olhos no programa de diagramação de periódicos PageMaker eu não imaginava que conseguiria adquirir tanta afinidade com ele. Tenho que confessar que achei o programa legal e prático, mas jamais pensei em me tornar um fã, por assim dizer, do programa. E esse meu fanatismo foi resultado de elogios de trabalhos produzidos e confiança dos amigos e acima de tudo a minha, pois se eu não acreditasse em mim não conseguiria mesmo diagramar uma única página.

Aos poucos os resultados do meu trabalho começaram a se expandir pela faculdade e ganhei ao lado de outra colega Fernanda a oportunidade de diagramar um jornal comunitário idealizado pelo professor de Técnica de Entrevista e Reportagem. O Olhar Comunitário foi o reconhecimento da nossa capacidade como diagramadores, não que os outros alunos da turma fossem incapazes de tal fato, mas que dentre 22 nomes na sala de aula os nossos foram os citados.

É, isso mexe com o ego de qualquer um, mas talvez um 'expert' em PageMaker ficasse na sua e não resolvesse divulgar sua satisfação em uma comunidade virtual no maior site de relacionamentos da internet, o orkut. Dois dias depois do ponto final na diagramação do jornal comunitário surge a comunidade Só Dá "Eu" No PageMaker. Convencido, prepotente e egocêntrico foram algumas definições que ouvi de amigos na faculdade. Mas, pensei eu, existem tantas comunidades fúteis e sem conteúdo na internet que não haveria mal algum em alimentar essa demasiada altivez. Engano! Mal sabia eu onde acabara de me enfiar.

Já dizia meu avô, "aprenda de tudo um pouco na vida para usar do que precisar", mas eu esqueci de anotar que era preciso saber uma quantidade suficiente para poder usar. E algumas semanas depois de circulação da comunidade na internet, recebo um recado de uma garota chamada Lilian. Ela dizia estar com dificuldade em converter um arquivo de PageMaker para PDF e pedia minha ajuda encarecidamente, já que eu me dizia ser tão bom. Pronto!! Agora ajude a menina e mostre que você é capaz. !?%*$# Ai! Ai! Como se faz isso mesmo? Será que um especialista esqueceria algo tão simples assim? Lembro vagamente de ter convertido uma vez. Desculpas! Desculpas! Acho que é porque deve ter outro programa para isso. É, o Acrobat. Ih!! Adianta não, viu? Devia ter escutado o conselho do pessoal da faculdade. Bom, hora de estender a bandeira branca.

Me rendi e pedi ajuda a Kárem pelo bate-papo virtual. Piadinhas à parte. Eu merecia. Onde foi parar toda aquela presunção que de repente o deixou incapaz de resolver um simples probleminha? Pobre Lilian, não imaginava que o superdotado aqui ainda era um mero aprendiz e que seu problema era apenas um reflexo de uma pseudodominação que eu exercia sobre o programa. Tentativas aqui, tentativas ali. Kárem e eu ficamos numa investigação noite afora para tentar solucionar o aparente problema de Lilian, que na verdade era nosso também. Nada! Caramba! Como se modifica isso? Finalmente achei uma frecha no próprio tópico de ajuda do programa. Aliás, encontrei várias dicas de se converter, mas não conseguia nenhuma tentativa. Bom, minha parte eu tinha feito e quem tinha que converter o programa urgentemente era Lilian e não a gente. Enviei todas as dicas que encontrei para os recados dela no orkut. Deram três recados completos. Missão cumprida. Ou quase.

Toda a dificuldade que encontrei para solucionar esse problema mexeu com minha segurança e me fez analisar até onde sou mesmo "bom" na diagramação. A vida é cheia de novidades e vive nos surpreendendo. Talvez por isso tenha me dado essa rabanada para eu colocar a cabeça no lugar e entender que ninguém é melhor do que ninguém, no mínimo se destaca em algo e só. Na manhã seguinte recebi outro recado de Lilian agradecendo minha atenção e informando que havia conseguido a tão "difícil" conversão do arquivo para PDF. Bom, se foi com minha ajuda eu não sei, mas agora eu serei bem mais cauteloso quando lidar com assuntos que ainda não domino por completo. A comunidade continua lá, mas a responsabilidade da idéia que criei aumentou. E muito.

Um comentário:

  1. Muito nobre de sua parte, publicar um texto cmo esse... Reconhecer que errou, admitir e ainda publicar... Teve humildade. Parabéns!tenho ctz q com isso aprendeu muito..

    xêro!

    ResponderExcluir

Colheitas