sábado, 20 de outubro de 2007

"Compromisso é uma palavra que resume"

Filho de peixe, peixinho é. É assim que sempre se define a relação de semelhança entre pais e filhos, principalmente no tocante à carreira profissional. Mas um ousado empresário de Campina Grande resolveu quebrar esse famoso dito popular. Juan Pinheiro, de 30 anos, filho de advogado, enveredou-se pelo ramo da tecnologia eletrônica contra a vontade de seu pai e hoje é simplesmente o dono da Insiel Segurança Eletrônica, líder em inovações eletrônicas no estado da Paraíba e indicado pelo Guia do Usuário de Segurança com um top de reconhecimento nacional.

Juan Pinheiro concluiu seu curso de eletrônica e telecomunicações em 1995 e resolveu montar um negócio informal, sem foco ainda em segurança eletrônica. “No início era eu quem montava, empacotava e vendia os produtos, aí veio um assistente, dois e foi desenrolando. Não tenho vergonha de dizer que a gente começou mesmo como uma empresa fundo de quintal”, enfatiza Juan. A empresa funcionava a princípio dentro de um parque tecnológico como organização encubada, passou por um período de maturação e finalmente saiu do parque para virar empresa independente.

Essa mudança se deu em grande parte aos produtos desenvolvidos pela Insiel, como a central de alarme para residência, que na época ainda era muito escasso no mercado e hoje é um dos setores que mais crescem e aos clientes que começaram a surgir. Para Juan a falta de capital para investir e o próprio desconhecimento de organização de uma empresa foram as maiores dificuldades no início.

No entanto, da venda de um produto surgia a renda para a construção de outro. E assim a Insiel foi aos poucos conseguindo crescer e se destacar no mercado. Através de parcerias com outras organizações como a PB Tech e o Sebrae, a Insiel passou a se desenvolver e a se expandir com maior agilidade. Hoje ela atende em todo o nordeste e conta com filiais em João Pessoa, em Fortaleza no Ceará e em Salvador na Bahia, e ainda mais de 10 representantes, empregando cerca de 50 funcionários divididos nos departamentos de desenvolvimento, suporte técnico, financeiro, comercial, atendimento ao cliente, central 24 horas e atendimento online.

Recentemente, a Insiel desenvolveu um equipamento de rastreamento de pessoas que já está sendo utilizado nos presos do regime semi-aberto em Guarabira. “Com esse equipamento você pode saber se o preso está obedecendo as condições da liberdade dele de não sair do perímetro da cidade”, afirma Juan. A tornozeleira eletrônica, como ficou chamada, é uma versão de rastreamento específica para pessoas via satélite e possui uma bateria que não necessita de ligação externa. A referência da tornozeleira tornou-se padrão em outros tribunais de justiça e em outros estados, sendo a Insiel a única empresa com implantação prática desse equipamento no Brasil.

O empresário atribui o sucesso do negócio ao compromisso com o cliente. Pois ele garante que um freguês satisfeito é confiança garantida. “Nós não fazemos mídia, mas quem é cliente sabe dos nossos compromissos, e isso facilita muito a introdução de novos produtos no mercado”, avalia. Dentre as maiores conquistas, Juan destaca o espaço que foi alcançado pela Insiel ao longo dos anos. E uma prova disso é o prêmio Top de Reconhecimento do Guia do Usuário de Segurança do estado do Paraná que o avaliou em 1º lugar pelo desenvolvimento de um soft para a área de alarme entre várias empresas nacionais do ramo.

Por isso a Insiel não pára de inovar e agora já atende até o mercado odontológico, com a criação de uma microcamera em formato de escova que o dentista pode projetar a imagem da arcada dentária do paciente no computador. “Eu enxergo hoje como um novo começo em outro patamar, onde já temos a confiança dos clientes e a capacidade de expandir mais e mais”, conclui otimista o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colheitas