domingo, 15 de agosto de 2021

12 deslizes de roteiro de Smallville

A série Smallville ainda é uma das minhas séries preferidas. Seja pela trama cativante e bem construída ou pela memória afetiva de sua época, ela ainda hoje consegue me levar a um lugar especial. Contudo, é justamente por curtir tanto que não perdoo certos furos que a série deixou ao longo dos anos em seu roteiro, principalmente da oitava temporada em diante, quando os criadores originais saíram. Os pequenos deslizes que a história já apresentava nas primeiras temporadas, virou um queijo suíço durante as três últimas. Por isso resolvi criar esse post para destacar alguns dos principais deslizes de roteiro de Smallville que mais me incomodam quando assisto. Vamos lá!

1. Lucas Luthor

O personagem Lucas Luthor nos é apresentado na segunda temporada como sendo um filho de Lionel fora do casamento. Primeiro a mãe de Lucas chega a Smallville em busca do filho, que acredita ser Clark, e quase mata Lex para pressionar Lionel sobre o paradeiro do rapaz. Lionel garante que o garoto morreu ainda bebê. Contudo, alguns episódios depois Lex o encontra vivo e o traz a Metrópolis para confrontar o pai. Há uma disputa de egos e suborno. Lucas a princípio se alia a Lionel e por fim se une a Lex contra Lionel, exigindo seus direitos, mas abrindo mão de estar no comando da LuthorCorp, e saindo no mundo. O fato é que depois desse episódio ele nunca mais foi sequer mencionado na série. Não apareceu nem quando Lionel morreu ou quando Lex foi dado como morto na oitava temporada. Como que um herdeiro de um bilionário não retornaria em momento algum para tomar conta do que é seu, mesmo quando a corporação parecia não ter ninguém no comando? Lex ou Lionel chegaram a dar um fim a ele? Se isso aconteceu, nunca foi mencionado.

2. Dra. Helen Bryce

A médica que casa com Lex no fim da segunda temporada sempre pareceu ser uma pessoa de bom caráter, até mesmo guardou segredo sobre a amostra de sangue de Clark, a pedido dos Kent. Ameaçou não se casar mais, às vésperas do casamento, ao descobrir que Lex invadiu seu laboratório em busca do sangue de Clark. Contudo, ela se revelou uma verdadeira viúva negra, no início da terceira temporada, planejando calculosamente a morte de Lex para herdar sua fortuna. E ainda chegou a vender a Lionel a amostra de sangue de Clark. Então se ela era mesmo uma víbora, por que chegou a ajudar os Kent? Por que não se beneficiou logo da amostra de sangue de Clark? Há uma ruptura muito abrupta aí na personalidade de Helen. Mesmo que ela fosse dissimulada, as atitudes gerais dela em toda a segunda temporada não condiziam com isso.

3. Personalidade de Lionel

Lionel Luthor mudou bastante sua personalidade ao longo da série. A princípio parecia apenas um magnata sem escrúpulos e sem afeto pelo filho. Depois durante a segunda e terceira temporada vira o vilão da série. Na quarta, após trocar de corpo com Clark, se regenera, vira um homem de bem, desapegado dos bens materiais e capaz de fazer caridade. Porém, essa personalidade parece que não estava funcionando muito bem, e ainda na quarta temporada volta a assumir ser um homem de negócios, capaz do que for preciso para alcançar seus objetivos. Na quinta passa a ser oráculo de Jor-El, por estar de posse de uma das três pedras do poder, no momento em que Clark junta as outras duas. Mas isso não o impede de continuar chantageando quem for necessário, inclusive é o responsável pelo ataque cardíaco que mata Jonathan Kent. Porém, no final dessa temporada é defendido pelo Caçador de Marte, que alega que ele está do lado de Clark. Daí em diante ele é mostrado como alguém até de certa confiança dos Kent, mas com ressalvas, já que sempre que convém os roteiristas colocam Lionel como responsável por algum plano sombrio ou atividade suspeita. E ainda há a questão do assassinato dos pais de Lionel. Na terceira temporada ele interna Lex e o aplica terapia de eletrochoque para fazê-lo esquecer que Lionel matou os pais. Ele é preso no final da terceira temporada por esse crime. Contudo passa muitas outras temporadas depois negando que o tenha cometido. Claro que poderia apenas ser um mecanismo de defesa do personagem, porém nas vezes em que o nega, ele é sempre muito verdadeiro, como se realmente estivesse sendo sincero. Então por que correr o risco de matar Lex ou deixá-lo em estado vegetativo se ele era inocente desse crime?

4. Origem do Cristal da Fortaleza

Durante toda a quarta temporada Clark procurou e tentou unir as três pedras do poder que juntas formariam o Cristal que construiria a Fortaleza no Ártico. Uma trama bastante interessante. Pelo desenvolvimento da história parecia que as pedras tinham sido escondidas na Terra há séculos por kryptonianos, pois no século XVII a condessa Margaret Isobel Thoreaux já as procurava. Contudo, lá na nona temporada vemos um flashback de Jor-El com Zod em Krypton, e o pai biológico de Clark está preparando o Cristal para enviar à Terra. Ou seja, como Jor-El poderia ter sido o responsável por enviar o Cristal, se muitos séculos antes aqui na Terra já se procuravam por ele? Ou há um lapso absurdo de tempo entre a Terra e Krypton ou é um erro primário de enredo. Eu creio na segunda opção, já que foi uma cena da nona temporada, quando os criadores originais da série já tinham saído.

5. Aparência de Jor-El

Jor-El é apresentado na série pela primeira vez em flashbacks de Clark na terceira temporada. Ele tem a mesma aparência de Clark e é revelado que ele esteve em missão na Terra quando jovem, e se apaixonou pela tia-avó de Lana, isso lá pelos anos 60, ou seja, 20 anos antes da destruição de Krypton. Na sétima temporada, Lara, a mãe biológica de Clark, chega a confundi-lo com Jor-El quando o vê, devido a semelhança entre eles. Entretanto, na nona temporada vemos um Jor-El em Krypton, 20 anos antes da destruição do planeta, que nada tem a ver com a aparência de Clark ou com a idade que Jor-El é mostrado na visita à Terra lá na terceira temporada. Jogaram a continuidade às favas.

6. Jimmy que não era Jimmy

Se tem um personagem que foi sacaneado na série, esse foi Jimmy, ou melhor James Olsen. Culpa dos roteiristas, claro. Jimmy é apresentado na série na sexta temporada e entra no elenco fixo na sétima. Ele é definitivamente o clássico Jimmy Olsen dos HQs, tanto que há um extra no box do DVD da sétima temporada com vários Jimmys das séries de TV que já tiveram. Contudo, os roteiristas decidiram, por alguma razão, que não queriam mais trabalhar com o personagem a partir da nona temporada e resolveram simplesmente matá-lo no final da oitava. Para justificar tal ato, já que Jimmy não poderia morrer antes de Clark se tornar o Superman, resolveram fingir que na verdade Jimmy não era Jimmy, que era James, que o verdadeiro Jimmy era seu irmão ainda criança, de quem ninguém nunca nem tinha ouvido falar. Essa é de apedrejar os roteiristas.

7. Caixinha da armadura de São Jorge

Desde o início da primeira temporada somos apresentados à caixinha de chumbo, feita da armadura de São Jorge, que Lionel deu a Lex no aniversário de 14 anos dele, e esse flashback é mostrado durante a terceira temporada. Essa caixinha percorre muitas temporadas e passa por muitas mãos, desde quando Lex a dá a Clark. Contudo, lá na oitava temporada ela aparece em um flashback nas mãos de Lex ainda criança, quando ele ainda não a tinha recebido de presente de Lionel. Podemos até imaginar que a caixa já pertencia a Lionel e ele simplesmente resolveu dar ao filho quando ele fez 14 anos, mas é mais provável que seja mais um descuido dos roteiristas, já que lá no flashback Lionel apresenta a caixinha a Lex como se ele nunca a tivesse visto.

8. Dúvidas de Lionel sobre Clark

Durante a segunda e terceira temporadas, Lionel começa a desconfiar que há algo de estranho com Clark e passa a ficar cada vez mais obcecado por ele, como se nem desconfiasse o que poderia ser. Contudo, lá na sétima temporada revela-se que Lionel fazia parte da organização secreta Veritas, que aguardava a chegada de um viajante das galáxias. Na oitava temporada quando descobrimos que Davis Bloome também veio agarrado à nave de Clark, é revelado que Lionel já sabia que o viajante iria chegar no mesmo dia em que ele foi a Smallville com Lex. Lionel inclusive manda procurar pelo viajante e seus empregados encontram Davis e o levam a Lionel. Depois de algumas semanas, quando Lionel percebe que o viajante não é Davis, ele o abandona. E aí a série deixa no ar que uma das principais razões seria a descoberta de que os Kent adotaram um menino no mesmo dia da chuva de meteoros. Então desde essa época Lionel se já não soubesse que o viajante era Clark, ao menos desconfiaria. E com os recursos que ele tem, logo ele daria um jeito de se certificar. Assim não faz sentido as dúvidas de Lionel a respeito de Clark no início da série. 

9. Objetos com múltiplas e bizarras funções

Os objetos kryptonianos são realmente bastante complexos, mas não para tanto. Ao longo da série, alguns tiveram novas funções que surgiram do nada, apenas para atender a necessidade do roteiro. Como por exemplo:
- Lois e Clark sendo enviados à Zona Fantasma só por segurarem o cristal da Fortaleza, quando isso nunca havia acontecido antes, e outras pessoas já tinham segurado e não foram enviadas.
- Bracelete de Kara que subitamente viaja no tempo.
- O DNA de Zod e de seus soldados dentro do orbe que serviria apenas para controlar os poderes de Clark. (Aqui vale mais uma observação. Como que o Zod aprisionado no orbe poderia saber da existência de Davis Bloome, e ainda orientar Tess a ajudá-lo ou destruí-lo, se o DNA do Zod no orbe era de antes do verdadeiro Zod ter criado o Apocalipse?).

10. Clark ressuscitando Zod

Quando Zod morre com um tiro na nona temporada, Clark, num ato de desespero, faz um corte em seu braço com kryptonita para derramar seu sangue na ferida de Zod, que acaba se curando e ressuscitando. A questão é: como Clark sabia que seu sangue poderia fazer isso? Podemos até supor que ele se recordou da terapia que Lionel criou com o sangue de Clark para ressuscitar os mortos na terceira temporada, mas então por que ele não fez o mesmo quando seu pai biológico Jor-El também morreu em seus braços?

11. Livro de RAO

Zod passa a nona temporada quase inteira procurando esse Livro de RAO, que Faora diz a Clark que é a fonte de conhecimento do universo, e que dará uma força poderosíssima a Zod. Contudo, no fim o livro de RAO só serve para mandar os kandorianos à Zona Fantasma. Uma solução bem conveniente para Clark se livrar de Zod.


12. Poderes inexplicáveis de Alia

Alia, a kandoriana que retornou do futuro com Lois, é responsável por um dos erros mais grosseiros de toda a série. Quando Alia chega com Lois no início da nona temporada, ela utiliza seus poderes para tentar matar Lois. Porém, existe uma razão, ainda não revelada nesta data, que a impossibilitaria de ter poderes. Alia é uma das cópias de DNA que Zod coletou em Krypton, mas essas cópias não adquirem poder sob o sol amarelo, apenas sob o sol vermelho. Se formos ao futuro, de onde Lois e Alia vieram, vamos encontrar mais um erro. Lá os kandonrianos estão com poder porque Zod bloqueou o sol amarelo, deixando-o vermelho. Porém, momentos antes de Lois retornar, Clark já havia desbloqueado o sol amarelo, retirando os poderes dos kandonrianos novamente. Ainda assim, Alia corre até Lois com sua supervelocidade, e as duas juntas voltam ao passado. Ou seja, quando Alia corre até Lois, ela já não poderia ter poderes, e muito menos no passado, onde ela chega com Lois. Uma sequência totalmente equivocada, sem o menor planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colheitas