sábado, 5 de novembro de 2011

Estilo alheio

As pessoas que não ambicionam nada e não arriscam nada, não servem para nada. O que se construiu em séculos se destrói num dia. Diga o que diga Aristóteles e toda sua filosofia, não há nada que se compare ao rapé. Nenhuma das frases anteriores são minhas. A primeira é da ópera As Bodas De Fígaro de Mozart, a segunda é de Gota D'água de Paulo Pontes e a última é de Don Juan de Molière. Mas já fiz uso delas corriqueiramente. É um hábito, nada saudável, que carrego desde muito. Apropriar-se de certas frases e palavras com as quais me deparo em personagens de livros, filmes, novelas e as tornar minhas. Creio que aconteça muito a prática de copiar certos bordões das telenovelas e levar para a rua. No meu caso geralmente faço uso dessas expressões quando me identifico com o personagem. Teve uma época em que era comum eu emendar uma frase na outra e ficar respondendo ideias preconcebidas. Quando assistia diariamente seriados americanos como Smallville, era automático, acabava a série e as frases já se formavam na minha cabeça. Na primeira oportunidade, despejava 'meu' conteúdo programado.

Esse costume não era um capricho sem fundamento. Estava baseado num cunho psicológico maior. Repetir frases que via na tevê era uma tentativa de me igualar àquelas figuras que me serviam de espelho. Na verdade gostaria de ser eles, de possuir sua linguagem, suas roupas, seus hábitos. E sempre foi assim. Buscava ser o outro e nunca eu. Os outros eram bem mais interessantes, tinham um corte de cabelo mais moderno, se expressavam com mais firmeza, dançavam mais atraentes. Se pudesse escolher, seria todos os personagens que já me identifiquei de James Dean a Orlando Bloom, mudando a aparência ao meu menor critério de beleza e harmonia do momento. Ser o mesmo sem graça sempre era um tédio! E reproduzir as frases que escutava, me transportava um pouco àquele mundo ideal. Nunca foi uma atitude aconselhável. Indicação de insegurança e falta de personalidade própria, mas ainda assim aumentava a autoestima.

Antes essa instabilidade se restringisse apenas ao comportamento. O meu desequilíbrio era completo, ao ponto de influenciar decisões importantes. Não quero dizer que fiz jornalismo por algum ideal midiatizado, passa longe daí. Mas não posso deixar de admitir que a opinião que tenho da carreira fica mais simpática quando vejo Clark e Lois na redação do Planeta Diário. Lamentavelmente sou influenciável. Mas quem não o é hoje, com tanta exposição de padrões de beleza, comportamento e felicidade na mídia? Algumas vezes me vejo fuçando as características de determinadas carreiras, querendo quem sabe cursar uma outra universidade, dar novos rumos à vida, tudo, claro, com uma certa influência ao que estou exposto. Já me peguei analisando os cursos de biologia marinha, astronomia, psicologia e turismo. Em outras ocasiões pesquisei sobre controlador de tráfego aéreo, marinheiro mercante e piloto de avião, os dois últimos somados a minha labirintite seriam uma piada. Até o profissional paramédico andei fuçando, influenciado pelo personagem da série Ghost Whisperer, quando tenho vertigem só de imaginar sangue.

E a grande verdade é que não preciso investigar profissão alguma, nem repetir testes vocacionais, porque já sei qual será o resultado. Eu sei no que devo investir porque nossa alma nos mostra aquilo a que temos aptidão, mas é preciso acreditar nisso e não se deixar tomar pelas ideias midiatizadas de perfeição e sucesso. No meu caso ainda oscilo entre quem quero ser e quem sou, se ambos são o mesmo, se misturam, ou se há separação. Talvez o primeiro passo seja enxergar a própria individualidade e se permitir ser, para depois ter capacidade de agir com propriedade. Repetir frases feitas não é o ideal, mas se auxilia na busca do autoconhecimento é válido. Ao menos é uma dica que ganhei de uma professora sobre redação: "comece copiando o estilo dos outros e logo estará produzindo o seu". Então é o que faço, inconsciente ou não. O problema é que até agora não consegui afirmar minha identidade e continuo seguindo o estilo alheio.

2 comentários:

  1. seguir o estilo alheio não é não ter falta de personalidade, ora, não exagere. e principalmente, citar pessoas q te são exemplos não é seguir o estilo delas, é apenas apropriar-se de uma sabedoria anterior. e isso é ter personalidade.

    ResponderExcluir
  2. olha acho que devias fazer outra faculdade ou então fazer um cursso, que você fizerse o básico ai então e só agir, mas todos nós de qualquer forma somos influenciados por alguém ou algum curso que alguém faz,sempre tem uma influência sim, mas isso ão é ruim e bom pra gente da um passo certo na vida,pensso eu, gostei das tuas idéias vá enfrente que Deus te ajuda confie em Deus, nada pra Deus é ímpossivél.

    ResponderExcluir

Colheitas