quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Próxima parada: fim do mundo!

É melhor aproveitar o dia de hoje o máximo possível, porque segundo o pregador evangélico americano Harold Camping, o fim do mundo tem data: é amanhã! Nossa! O que posso fazer ainda hoje que não fiz em toda a vida? Tenho tantos lugares que gostaria de conhecer, mas não dá pra viajar pra todos em um só dia, então acho que escolho o Everest, com certeza vai dá pra assistir o espetáculo do apocalipse de camarote. Não sei exatamente em que se baseia esse pregador para anunciar pela segunda vez no mesmo ano o fim dos tempos. Primeiro ele disse que o mundo acabaria às 20h do dia 21 de maio, mas eis que o sol renasce no dia 22. Uma intensa divulgação com direito a cartazes espalhados nas ruas pelos fiéis de Camping anunciavam o grande dia, mas como ele não veio, os seguidores ficaram se perguntando o que teria acontecido por ainda estarem vivos. A cena me recorda um episódio que assisti ainda criança da Família Dinossauro, quando Dino acreditava que o mundo ia acabar porque Bob tinha quebrado uma tradição milenar, e todos se reuniam na sala envoltos em lençóis esperando a hora final. A surpresa dos fiéis deve ter sido parecida com a da família dinossauro aos primeiros raios do alvorecer.

Um erro de cálculo! Foi o que anunciou Camping depois do mundo continuar existindo após sua previsão. O mais impressionante é que muita gente abandonou mesmo suas casas, desfez de bens, largou empregos e quando o juízo final não apareceu tiveram que assumir as consequências de seus atos. Teve até um funcionário aposentado que gastou mais de 140 mil dólares da sua poupança em publicidade para a profecia. Com o fim do mundo remarcado para 21 de outubro, Camping avaliou que não será necessário tanta divulgação como em maio. Por que será? Essa não é a primeira vez que somos comunicados de um suposto "dia do julgamento". Quem não se lembra das profecias de Nostradamus sobre o fim do mundo para 11 de agosto de 1999? Uma propagação em massa ganhou a mídia de todo o planeta. Olhos curiosos fixados para o céu daquela noite que nada visivelmente aconteceu. Mas há quem defenda um suposto eclipse no mês de julho daquele ano como algo referente à previsão de Nostradamus, justificando o erro de cálculo pela mudança de calendário Juliano para Gregoriano.

Mais recentemente temos as previsões maias sobre 2012, que já virou até temas de filmes, antecipando a catástrofe mundial que ainda nos aguarda. De acordo com o prenúncio, 2012 marcará o fim de um ciclo cósmico no planeta. O calendário maia termina de repente entre os dias 21 e 23 de dezembro de 2012 do nosso tempo. A causa física seria uma intensa chama radioativa, oriunda do centro da galáxia, que seria transmitida à Terra e a todo Sistema Solar. Violentos terremotos, erupções vulcânicas e furacões devastadores estariam entre alguns dos efeitos responsáveis pela destruição na nossa era. Fala-se também de inundações catastróficas e chuvas de fogo. Bem, se analisarmos os últimos anos podemos dizer que o fim dos tempos já chegou mesmo. Bomba atômica, tsunamis na Ásia, aviões contra prédios, efeito estufa, aquecimento global. Não é necessário esperar 2012 para constatar isso. Se os antigos previam o planeta em colapso para a nossa época, então eles não erraram os cálculos.

Mas e se o mundo for mesmo acabar amanhã? Alguém já fez seus planos para o último momento? Eu não consigo imaginar um local melhor para esperar o fim dos tempos do que  no Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, ao lado da família e dos melhores amigos. Difícil seria não morrer antes de asfixia tamanha seria a quantidade de pessoas no local. Todavia, se os cálculos de Camping se confirmarem dessa vez, muita gente verá o juízo final da janela do trabalho, longe dos que amam e sem fazer as malas para a grande partida. Mas não é exatamente assim que as pessoas morrem mesmo? Quem é que está preparado quando a morte chega? Não existe aquela figura de manta preta e foice na mão que vem anunciar a hora de partir. Portanto, já que a morte não avisa quando irá dar às caras, é muito pouco provável que o mundo termine amanhã. Quando os primeiros raios do dia 22 surgirem no céu, não gostaria de ser um dos fiéis de Camping incrédulos por perceber que continuam vivos mais uma vez.

5 comentários:

  1. gente, imagina se o mundo acabasse amanhã, qual seria a última coisa q eu teria feito?

    ResponderExcluir
  2. Sempre houve e haverá esses “falsos profetas”. A Bíblia nos adverte sobre eles e sobre o que ainda virá; “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24“. Não se pode prever o fim do mundo, pois tudo começará com o arrebatamento da Igreja, e esse dia ninguém sabe. “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.” Marcos 13:32. “O dia do Senhor virá como ladrão de noite”, então será surpresa para todos. “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mateus 22:29. Tem muita coisa pra acontecer antes do fim do mundo: O arrebatamento da igreja, a grande tribulação(o reinado do anticristo),a batalha do armagedom (guerra entre Israel e outras nações) a restauração de Israel,(o milênio) e o juízo final, só então virá o fim e a criação de um novo céu e uma nova terra. Eu creio!

    ResponderExcluir
  3. nossa eu nem imagino porque so Deus e quem sabe, essas pessoas so sabem mitir eu nao acho graça nehuma com essas coisas.

    ResponderExcluir
  4. Putz,ainda há pessoas que acreditam nisso.
    Abraço,menino.

    ResponderExcluir
  5. a cada fim do mundo, surge uma nova data pro fim do mundo.

    dessa vez foram mais inteligentes. pra que esperar até 2012, né?

    ResponderExcluir

Colheitas