domingo, 12 de junho de 2011

Garantindo o seu posto

Quem inventou a competitividade? ... Algum primata invejoso que não conseguiu a caça maior? Desde os micróbios da origem da evolução de Darwin que existe a competição e a seleção dos mais hábeis. Me lembro dos livros de ciências da 7ª série e das girafas de pescoço mais curto. Para sobreviver numa região onde os alimentos estavam no topo das árvores, só usando uma vara, e assim as pescoçudas evoluíram e deixaram pra trás uns possíveis primos dos cavalos. A competição estimula a qualidade e a criatividade, mas pode ser muito cruel também hoje em dia, uma vez que só permanecendo os pescoçudos, a concorrência vai ficando cada dia pior. Gosto de pensar que nem sempre os escolhidos são os melhores, que uma boa leva fica pelo caminho. Quem garante que as girafas de pescoço mais curto não eram melhores? As coitadinhas só não tiveram muita sorte. E sorte também é fundamental durante uma competição.

Quem saiu na frente na corrida espacial durante a Guerra Fria? Os soviéticos quando lançaram em 1957 a indefesa Laika a bordo da Sputnik e Iuri Gagarin em 1961 para dar uma volta completa na órbita da Terra, ou os americanos com a chegada do homem à Lua em 1969? Referente à Laika, gosto de enfatizar que a cadelinha acabou morrendo seis horas após o lançamento, vítima do superaquecimento da nave e do estresse causado por não ter sido avisada que iria sozinha para o espaço. Ainda assim, tenho uma forte inclinação pelos russos, e particularmente acho a palavra cosmonauta mais expressiva e garbosa do que astronauta, apesar de crer que a NASA deve ter uma aparelhagem bem mais sofisticada, ou tudo não passa de merchandising? Ah, a publicidade! O que seria dela sem a competição?

Não sei se posso considerar a peleja da Rede Record contra a Globo como competição de fato, tendo em vista que a primeira não estabelece uma concorrência real, já que procura se igualar e não competir propriamente com a outra. Mas já posso considerar a mais nova corrida da teledramaturgia brasileira, e agora entre Globo e SBT. Quem iria pensar que a emissora de Sílvio seria a primeira a transmitir o primeiro beijo gay feminino da televisão brasileira. E depois de dada a largada, a disputa agora é em torno das primeiras carícias mais ousadas entre dois homens. O SBT já divulgou: em julho sairá o primeiro beijo gay masculino entre os atores Carlos Thiré e Lui Mendes também em Amor e Revolução. Bem, isso se Eduardo e Hugo não forem pra cama antes. Sim! Insensato Coração, a novela com mais homossexuais assumidos até então, desde o início criou polêmica sobre um suposto beijo entre alguns dos seus personagens, o que já até havia sido desmentido pelos autores, mas será que a concorrência anda incomodando e eles agora não querem que o SBT tenha o título da primeira emissora liberal do país?

Em um momento de intensas conquistas homossexuais, com o reconhecimento da adoção por casais gays e a aprovação da união estável pelo Supremo Tribunal de Justiça, parece realmente o momento mais favorável para mais essa virada. No entanto é cedo para considerar a quebra do tabu na televisão aberta, principalmente porque diferente do beijo entre as atrizes Gisele Tigre e Luciana Vendramini, o autor Tiago Santiago já informou que irá colocar um locutor anunciando o beijo gay. Se partir por esse caminho, a Globo tem chance de recuperar a disputa. Gilberto Braga e Ricardo Linhares divulgaram essa semana que os personagens de Rodrigo Andrade e Marcos Damigo terão cenas já escritas de beijo e sexo previstas para ir ao ar também em julho. Claro que se aprovado pela direção da Globo tudo deverá ser bastante sutil, mas a competição entre as emissoras no próximo mês será cabeçuda. E quem irá garantir a sobrevivência da espécie dessa vez? Ouso dizer que é preciso ter muito peito, ou melhor, pescoço para alcançar o galho mais alto e quebrar esse círculo de medos e convenções que assombra os bastidores da televisão brasileira.

3 comentários:

  1. Voltemos ao passado: Xica da Silva,da extinta Manchete,teve sua primeira protagonista negra da tv brasileira.Passado 8 anos,Globo teve sua primeira novela com uma protagonista negra,Da Cor do Pecado(novela das 7).Há alguns meses atrás,acompanhamos a história de amor de um casal gay: Julinho e Thales.Qual o horário da novela?Pergunto-me: será que nesse horário?Seria um teste para um outro passo?No caso,no horário nobre.
    Thaís Araujo como protagonista de Da Cor do Pecado,depois roubou a cena em Cobras & Lagartos junto com Lázaro Ramos.É inevitável que esse famoso beijo gay saia.

    Fico feliz que voltou a postar. :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto nao tem que tire a aldiencia da globo pode ate fica impate mas nao baixa, quanto a questao gay ja era pra ser uma realidade praque so insinuar tem que ter beijo e tudo, as vezes a novela começa com gay ai parece que tem medo ai esconde algumas cenas nao e pra ser escondido se tem gay entao tem que ser dirieto, no meu ponto de vista,a dorei o texto. nao demore a escrever pois sinto falta com se fose algo pra comer.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sam! Que bom chegar no celeiro e encontrar vida. Mesmo que vc esteja triste eu quero que vc continue postando para espantar as angustias.Eu e centenas de outros que te admmiram sentem falta dessa poesia desaguando nos recantos do celeiro. Imagino isso aqui vivo, cheio de energia. Sem vc tudo parece triste por aqui.Que bom ler outra vez os segredos do teu coração que tão generosamente vc deixa por aqui. Um grande abraço! Não desapareça tanto tempo. E lembre-se: Pra tudo tem um tempo determinado e o tempo de cantar chegará.

    ResponderExcluir

Colheitas