sexta-feira, 1 de abril de 2011

Me mente uma verdade

Hoje acordei e me deparei com as seguintes manchetes: Pico de dengue no Rio pode durar mais três semanas. Bebê é achado com queimaduras nas costas e na perna direita. Adolescente usa seringa para agredir colega em São Paulo. Pais rejeitam terceira gêmea após inseminação. Motociclista é arremessado de viaduto em Salvador. Rebeldes tentam retomar pólo petrolífero na Líbia. Vendas de carros no Japão têm a maior queda desde 1974. Protestos antigoverno espalham-se pela Síria e sete pessoas morrem. Duas toneladas de presas de elefantes são apreendidas na Tailândia. Oito mil animais silvestres morreram atropelados no Pantanal no ano passado. Petróleo atinge pinguins em ilha britânica. Motorista é flagrado levando cavalo no banco traseiro. ONU confirma oito mortes de funcionários em ataque no Afeganistão. Carro banhado a ouro é exposto na China. Deputado federal deprecia abertamente negros e homossexuais em seus discursos. Ex-menudo é acusado de agressão. Pastor vê podridão em gays e maldição sobre africanos. E hoje é o dia da mentira. Infelizmente é essa a verdade nossa de cada dia.

Bom seria se cada notícia dessas fosse um trote que um amigo passou a outro hoje. Tantos infortúnios em apenas um único dia. Nenhuma mentira. Somente a verdade ríspida e nua a nos olhar desprovida de qualquer fantasia. Vamos mentir um pouco então para aplacar a rigidez do homem e a sucção da vida no mundo. Vamos combater todos os focos de dengue. Encontrar uma família ao bebê abandonado. Respeitar as leis de trânsito. Considerar a importância da vida animal paralela à nossa existência. Exercer a igualdade social. Extinguir a fome. Saciar a sede. Viver a liberdade de expressão, permitindo o direito de cada um. Abortar as guerrilhas, os conflitos de interesses e os atentados. Partilhar a paz. Irradiar o amor. Exterminar preconceitos. Olhar o planeta como uma única residência na qual todos devem cooperar pela sua limpeza e organização, na busca pela convivência pacífica e harmoniosa. Uau! Isso sim parece o dia da mentira.

Há algo errado na simetria da realidade. Onde se encontra o dia da verdade então? O dia em que todas as mentiras serão fatos? Onde sonhar já não será necessário e a utopia se fará presente? Penso que hoje, 1º de abril, seja o dia de buscar viver uma realidade longínqua da nossa. Mentir equivale a idealizar uma verdade cobiçada e inexistente. Hoje poderia ser o dia em favor dos sonhos. - Mente e me faz crer que é possível. - Me ilude com uma falsa verdade e por alguns segundos até meus fantasmas serão gente. Alguém já disse que acreditar ferozmente numa mentira pode torná-la verdade. Então vamos confiar na esperança de um amanhã mais justo, democrático, solidário e humano, e quem sabe transformar esse dia da mentira na nossa futura realidade. E para não perder o momento e já começar a acreditar no impossível...

... Eis as novas manchetes do dia: O salário mínimo subiu para R$ 1.000. Cinquenta bilhões de reais são destinados a modernização de hospitais públicos e capacitação de novos profissionais no país. Professores tem reajuste salarial de 250%. Medidas de inclusão social diminuem o crime organizado no Rio. A baía de Guanabara e o rio Tietê ganham projeto de despoluição das águas. O Brasil assume a posição de nova potência mundial. Floresta amazônica recupera 80% de sua área devastada. Mobilização global dos países reduz o nível de CFC na camada de ozônio. Estados Unidos e Oriente Médio assinam cessar fogo. Judeus e palestinos criam novo tratado e determinam pacificamente suas divisões territoriais. O casamento gay é legalizado na maior parte do mundo. A maconha tem seu uso aprovado na medicina. A Agência Espacial Internacional estabelece seu primeiro contato com vida inteligente fora da Terra e descobre definitivamente que Elvis não morreu, estava apenas de férias com James Dean, Marilyn Monroe, John Lennon e George Harrison numa colônia hare krishna anos-luz daqui.

4 comentários:

  1. Oi Sam!
    Quantas verdades que gostaríamos que fossem mentiras,infelizmente não podemos mudar a realidade. Acreditar na possibilidade de dias melhores é um sonho distante, mas temos o direito de pelo menos sonhar.
    E pra falar em sonhar... É hora de dormir e quem sabe ter bons sonhos.
    Um abraço *_*

    ResponderExcluir
  2. tambem acho seria tao bom se fosse como vc falou so verdades boas, mas infelsmente nao vivemos asim, um mundo tao conturbado de conflitos e miserias, mas um dia quem sabe, vamos acreditar que um dia sera assim vamos so sonhar adorei seu texto vc e um ser humano maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Estou sozinha no celeiro, colhendo os grãos de uma realidade tão implacável que é o viver diário no planeta terra. Como diz Bial, navegando nessa nave louca, somos conduzidos a um plano onde a mentira, a exclusão social, a inversão dos valores, são tidos ou aceitos passivamente. E nós, à reboque desta nave navegamos atordoados sem saber o rumo que o planeta vai tomar. Elegemos os governantes do nosso país, ainda pelo princípio da compra do voto, o coronelismo ainda não terminou, ainda existe muitas Canudos, sendo controladas por homens sem princípios, a escravidão de crianças perdura até hoje. E nós? Precisamos continuar lutando,usando a palavra como porta-voz das nossas inquietudes, dizendo para os jovens queeles são os detentores do poder...decidir, realizar, (re) fazer. Sonho com dias em que tudo isso terminará. Um abraço grande. E continue falando, um dia vão te ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Nao curto certas frases e muitas vezes,fico na dúvida como:cada um tem seu merecimento.Frase fria.
    Ainda sou mais:orai e vigiai.

    Menino,li a reportagem das trigemeas.Parece que os pais ficarao com todas as crianças.
    Sobre o Japao,desde o di do terremoto,as montadoras estao paradas.Sem previsao de volta.Nem preciso dizer q afetou a economia,ne?

    Tenha um ótimo findi!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Colheitas