quarta-feira, 2 de março de 2011

Desencanando

Confesso que pensei muito sobre qual tema iria discursar dessa vez. Quem sabe o retorno da minha carteira de trabalho com o DRT de ator, ou a impressão do meu primeiro roteiro profissional, talvez o cd duplo dos Beatles que não resisti na promoção das Americanas. Mas, o dia realmente foi bem devasso comigo e não me deixou outra alternativa a não ser tecer algumas linhas sobre o polêmico comercial de Sandy como a nova musa da cerveja Devassa. O grande trunfo publicitário não está em fazer da cantora uma "sex symbol", mas na ousadia em levar uma garota com fama de "certinha" para estampar um produto com apelativo teor sensual. Claro, e o resultado não poderia ser outro. Foi o assunto mais comentado nas redes sociais do dia. Entre aplausos e tomates, todos fizeram questão de deixar sua opinião, surpresa, admiração ou incredulidade. E o objetivo maior já foi alcançado. Ninguém se ouviu falar tanto na cerveja Devassa como agora.

Realmente a novidade me pegou de supetão. Sandy loira e sendo garota propaganda de cerveja? Que loucura foi essa? Duvidei da capacidade dela em se submeter a esse tipo de trabalho, principalmente agora que recomeçou sua carreira num estilo mais intimista. Li algumas matérias antes, vi os primeiros comentários no Twitter, mas tudo me parecia meio sem sentido ainda. Só quando vi a propaganda pelo YouTube foi que entendi a jogada da empresa. Meu passado condena e por isso não deveria opinar, mas foi realmente brilhante. Quem acompanhou a carreira de Sandy ao lado de Junior não teve como não se surpreender. Admito, assisti ao vídeo umas dez vezes. Afinal, não é todo dia que podemos ver o lado descontraído de uma cantora como Sandy subir ao palco, mostrar sensualidade e jogar bebida para a plateia. Nessas horas é que pensamos quais outras facetas ela terá escondida e só Lucas Lima tem conhecimento.

Mas deixando o mítico e indo ao factual, o que vemos representado na propaganda é nada mais que uma cena cotidiana que pode e deve acontecer a cada um, ao menos uma vez na vida. Quem nunca tomou umas a mais e excedeu na comemoração em público? Eu mesmo, um eremita contemporâneo, despojado do álcool e das baladas noturnas, quase a versão masculina de Sandy, já banquei o ridículo dançando e cantando Deslizes de Fagner nas alturas em um bar. E o mais divertido, é que não há nada de errado nisso. Eu aprecio uma vida reclusa, me manter distante das farras que a maioria da galera da minha idade curte, o que não me impede ou me condena a permanecer eternamente assim. Há momentos que é necessário extravasar, se permitir ser ousado, libertino, insensato. Revelar o lado devasso mesmo que existe em cada um. Afinal, ninguém é um bloco de gesso imutável, que nunca tenha suas nuances.

A decisão de Sandy em participar dessa campanha publicitária revela que apesar de sempre ter tido uma postura bastante reservada, ela pode ser uma mulher como outra qualquer, que quebra a rotina, sai com os amigos, bebe um pouco no bar e pode abusar algumas vezes. Nada melhor do que usar do contraditório para chamar a atenção. Se tivessem colocado uma Claudia Leite, Danielle Winits ou Viviane Araújo que impacto teria no telespectador? O improvável é mais instigante. Ainda vi por aí quem postou uma entrevista anterior de Sandy comentando que não aprecia o sabor de cerveja por achar amargo. E daí se ela não bebe do produto que faz propaganda? Garanto que Xuxa não usa Monange. E ninguém caiu em cima de Zeca Pagodinho quando fez a propaganda da Nova Schin enquanto é um degustador assíduo da Brahma. O que falta é uma maior abertura e complacência das pessoas para burlar certos preconceitos e estereótipos que se criam na mídia em torno de alguém ou algum objeto. Se Sandy vai convencer de devassa ou não, a quem importa? O que a fabricante de bebidas quer é vender, e olha que até me deu uma vontade de abandonar meu tarja preta e experimentar essa cerveja, ou quem sabe misturar os dois, ficar "doidão" e sair aí pelo mundo bem devasso.

8 comentários:

  1. Oi Sam!
    Achei muito legal este comercial da Sandy ela quebrou a imagem de menina recatada que carregou por muito tempo,segundo ela criado pela mídia e que era muito difícil de carregar.
    Não sei se você assistiu ao vídeo da coletiva onde ela fala que não faria nada que não fosse coerente consigo e que este comercial proporcionou-lhe mostrar o seu lado avesso, é sensual sim, gosta de sair com os amigos, surpreender com bobagens e até subir na mesa. Amei este lado Sandy de ser. "devassa".
    Rotulamos as pessoas pelo que falam e muitas vezes até as criticamos sem conhecer verdadeiramente o que são e o que pensam.
    Este comercial pode até não vender muita cerveja, mas vai virar muita gente pelo avesso. Oia que até eu tô pensando em: "Ficar mais loira, mais louca".rsrs

    ResponderExcluir
  2. Samuel, gosto do seu jeito de escrever... pena que o seu tio não esteja mexendo os pauzinhos para apressar seu debut no YuBliss... mas ele deve ter os seus motivos, claro.
    Então, sobre a Sandy, que eu não conheço bem, nunca escutei nem vi em filme, nada, só ouço falar. E pelo que ouço falar, ela tem uma imagem de "certinha" e "recatada". Quer apelo mais forte para promover um produto com esse nome do a conquista de alguém de alguém com a fama que a Sandy tem?
    Imagino que ela seja reprimida, imagino, porque não a conheço. Nada mais natural do que quebrar a dureza da repressão com uma dose de devassidão...
    Abração do Chico Abelha!

    ResponderExcluir
  3. nossa sam eu achei sandy linda de loura,mas sobre a propaganda tudo bem ela tem que fazer propaganda diferente das quela faziz antes tem que mudar um pouco gostei,me deu vontade de tomar todas.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto ..escreveu o que eu to tentando dizer desde ontem

    ResponderExcluir
  5. Cara, perfeito o post. Tudo disse tudo. Eh tudo verdade o que tu escreveu. Simples, objetivo e verídico. Eu adorei o comercial e achei o maximo a jogada de marketing da empresa. Se eles queriam divulgar a marca conseguiram. Ta demais!

    ResponderExcluir
  6. Samuel adorei o seu post, aliás, sempre q visito seu blog viro mais fã de vc... adoro ler as coisas que vc escreve!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, e a sacada da cervejaria foi ótima, no fim, Sandy ficou tudo a ver com a cerveja...

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto, Samuel!! concordo com td q vc falou...e como vc disse, meu passado condena, então eu adorei a ideia da Sandy fazer a campanha publicitaria....eles foram bem espertinhos, pq agora nao se fala em outra coisa..e ainda nas vesperas do carnaval. Ótimo marketing!

    ResponderExcluir

Colheitas