domingo, 20 de março de 2011

Centésimo desatino

Parecia ontem. Não! Já faz quase 4 anos. Essa seria mais uma simples postagem não fosse o detalhe que ela é a publicação número 100 do Celeiro. Noventa e nove ideias, opiniões, sonhos, recordações e momentos hilariantes da vida desse cara aqui estão espalhados nesse espaço. O ano era 2007, outubro. A intenção: criar um blog para escrever crônicas sobre o ponto de vista do meu dia-a-dia maluco no terceiro ano da faculdade de Comunicação Social. Primeiro devo agradecer ao talentoso fotógrafo, Tareb Edson, que por perda de contato não sei se enveredou para outra profissão, de modo que pra mim ficou a imagem do fotógrafo. Foi por descobrir o seu blog, as crônicas bem-humoradas e as reflexões que fazia que me inspirei a criar minha própria página. Tanto que até hoje ainda tenho o link dele, mesmo não havendo atualizações há cinco anos. Naquela época, dava para abrir uma página e se admirar com o que encontrava, hoje de cada dez perfis no Twitter, oito tem um link de um blog, parece que já vem no pacote.

Meu primeiro texto não poderia ser outro, foi sobre o processo que me levou ao estágio do Sebrae durante a Feira do Empreendedor. O primeiro comentário que recebi foi da minha amiga Kárem, em 9 de outubro, um dia depois de publicar a primeira história. Bem, extraindo um trecho do seu enorme a carinhoso comentário, ela escreveu: "É um cantinho bastante aconchegante e que promete muitas risadas e fortes emoções!!". Não sei se consegui corresponder a profecia, mas analisando alguns dos 318 comentários que constam no Celeiro até então, pude perceber que ao menos alguns sorrisos fui capaz de arrancar. Com o passar dos anos, o Celeiro foi se modificando, ganhando modernos layouts, novas aventuras em cada publicação e obtendo reconhecimento ao mesmo tempo em que seu dono se descobria, crescia e compartilhava com ele suas conquistas e frustrações.

Hoje, 20 de março de 2011, três anos, cinco meses e doze dias após a primeira postagem entrar no espaço cibernético e o nome Celeiro do Sam começar a ser difundido, eu chego ao meu centésimo texto. Poderia já ter escrito duzentos, quinhentos ou mil histórias, ou poderia estar na quarenta, na setenta. Não! Estou na cem! Só escrevo quando sinto necessidade de externar alguma inquietação ou relatar outras peripécias da vida desse jovem irrequieto aqui, embora essa necessidade tenha sido bem mais constante nos últimos tempos. Não por acaso, ou totalmente porventura, atinjo essa meta numa data curiosa. Ontem foi aniversário da minha avó. Um ser que sempre irradia luz à minha vida. Temos uma ligação tão intensa que aos que acreditam na reencarnação, há quem diga que esse moço aqui deveria ter vivido de perto toda a febre da beatlemania, pois eu poderia ter sido o filho mais novo da minha avó que morreu atropelado no auge de Ticket to Ride.

Curiosamente, na mesma data de hoje em 1969, John Lennon se casou com Yoko Ono no território britânico de Gibraltar. Aos olhos de "todo" beatlemaníaco, ela seria a grande vilã da separação da banda e por isso condenada a eterna expiação de seus pecados. Já não parto desse pressuposto. Quem conhece a história do quarteto a fundo, sabe que o fim dos Beatles seria inevitável com ou sem Yoko. Tudo bem, ela pode ter antecipado um pouquinho, mas foi o descomunal amor da vida de John Lennon. As loucuras que esse cara fazia com ela eram inimagináveis. A canção The Ballad of John and Yoko narra esses momentos dos dois, que mais pareciam uma brincadeira com o mundo. Não sei se isso é babaquice de fã, mas se meu ídolo está feliz, devo embarcar junto na felicidade dele. E a contrapartida se mostrou significativa com uma década de memoráveis composições em sua carreira solo.

Mas 20 de março também costuma ser o dia do equinócio de outono no hemisfério sul. E a partir de amanhã, na astrologia, o sol entra no signo de áries e o ano astrológico tem início. Áries tem como elemento o fogo e entre suas características, a coragem, o pioneirismo, o entusiasmo, e também a impaciência, a impulsividade e a raiva. Bem, e eu sou ariano. Então o sol entra na minha casa a partir de amanhã e todas as minhas manifestações estarão mais acentuadas, ou não, não domino a lógica da astrologia. Mas aprendi pesquisando que áries é regido por Marte, planeta que tem o poder da conquista e da busca pela realização pessoal. Uma dica para investir nesse território? Um ariano que cruzou meu caminho em dois momentos foi Junior Lima. Na infância e adolescência ao embalar minhas aventuras ao lado de sua irmã Sandy, quando ainda não era devassa, e ano passado ao ler um texto meu no Celeiro sobre o seriado da dupla e indicá-lo em seu Twitter. Meu blog ficou mais popular que o clipe de Stefhany Absoluta. Com a diferença que continuei a pé.

Quem quase nasce ariano também é o autor de novelas Manoel Carlos. Mais uma semana e ele herdaria todo o temperamento impulsivo dessa espécie. O que talvez interferisse na construção de suas Helenas e de suas narrativas cheias de sensibilidade e romantismo, palavra-chave no pisciano. Mas seguindo os acontecimentos de 20 de março que marcam a data da minha centésima postagem, em 1815 Napoleão entrou em Paris depois de escapar de seu exílio na ilha de Elba dando início ao Governo dos Cem Dias; Albert Einstein publicou sua teria geral da relatividade em 1916; os EUA iniciaram a invasão ao Iraque em 2003; e em 2006 o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado na Estação da Luz em São Paulo. Tudo isso não tem nada a ver comigo, nem com o Celeiro, mas achei que se encaixaria no contexto de alguma forma. Afinal, aqui tem espaço suficiente para tantas proezas, que não estaria ainda nem próximo de encerrar o primeiro ato. Tenho bastante disposição para escrever e muitos delírios ainda na alma que precisam se transformar em palavras e ideias absurdas. Que maravilha um ser pensante e a loucura de se julgar normal em meio a lucidez da insanidade. E aí quem sabe o Celeiro seguirá uma outra profecia e será imenso do tamanho do amor que um dia alguém ousou sentir por mim.

8 comentários:

  1. Parabéns,Sam!Conheço seu cantinho faz pouco tempo.Confesso que babo com seus posts.Um limao vira uma limonada nos seus dedos.Continue-nos matando nossa sede.

    Ah,tu és ariano.huahahua.Super ciumento.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. adorei esse texto, quanto tempo mas pra mim ta otimo, todos os dias passo no seu blog pra ver se tem leitura, quando nao tem fico triste porque adoro ler ses texto. dimais..........

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários sempre constantes aqui e recheados de motivação para esse ser continuar desatinando pela rede. = ]

    E, ah, Lobinho, engraçado, a minha ciumeira sempre foi mais em relação a coisas materiais do que a pessoas. Tenho ciúme dos meus cds dos Beatles, dos dvds de Smallville, dos meus livros, o que acho que vem do fato de ser muito cuidadoso com tudo isso e achar que o outro não terá o mesmo zelo.
    Mas ciúme de pessoas, pelo menos até agora consigo dividir numa boa. = ]

    ResponderExcluir
  4. Olá Sam!Somos arianos,e os arianos adoram inventar atividades, parecem incansáveis,amam aventuras e se entregam aos impulsos.Somos inquietos e quando queremos algo é pra ontem.
    Gosto muito do celeiro, já ri e refleti com os seus textos e estou sempre por aqui com os meus comentários.
    Quero ler o milésimo texto.
    Muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  5. Oi, SAM! Tenho mais um selinho para esse blog lindo. Amo ficar ppor aqui aprendendo com vc. beju

    ResponderExcluir
  6. Reli esse texto hoje bem devagar. Degustei cada frase e senti o sabor adocicado da liberdade, da vaidade sem egoismo do sonhador em busca do movimento da vida. Do vai e vem saboroso dos dias coloridos e cinzas que cruzam esse mar de agitação em que estamos vivendo.sinto-me podada por não poder escrever o que realmente tenho vontade. Acho que as pessoas ficariam "chocadas" se é que não ficam quando leêm as entrelinhas do meu viver. Gosto de estar aqui pelo simples prazer de encontrar vida inteligente, de conversar sem palavras, sem oralidade mas com um forte sentimento de presença que vc traz na sua forma de brincar com as palavras, a sutilidade da poesia, a cronologia determinante do tempo, tudo vc faz de um jeito cativante e que nos faz expor a nudez da nossa alma. Um Abraço

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos elogios, Lu!
    É gratificante saber que expondo as minhas inquietações, angústias e todo o vulcão de sentimentos que explodem dentro de mim, eu consigo chegar até o íntimo de alguém.
    Vc descreve sensações que nem mesmo eu tenho noção que sou capaz de produzir.
    Sabe, gosto de escrever o que realmente se passa dentro de mim, pq acho q talvez seja o q se passa dentro de muita gente, mas não é mostrado.
    Não tenho medo de parecer ridículo ou ser mal-interpretado. Acho que depois que se começa a fazer teatro, nós perdemos muito pudor tolo em relação ao mundo.
    Por isso vou jogando tudo fora e ficando mais leve também no fardo do nosso dia-a-dia.

    Abração!!

    ResponderExcluir
  8. ola Samuel, gostei das fotos que lustram sua cronica. parabéns, como sempre escrevendo muitissimo bem.

    ResponderExcluir

Colheitas