sexta-feira, 25 de março de 2011

Antes da alvorada

Luz apagada no quarto. Apenas o brilho do computador ilumina o ambiente. Os incensos de cravo e sete ervas queimando no parapeito interno da janela. A noite abafada não permite que o ar circule. A cama preparada para dormir. O canto dos galos à distância. Latidos de cachorros do outro lado da avenida. Nuvens em formato de golfinhos percorrem o céu. O silêncio! E o rangido da cadeira giratória. Cada coisa em seu lugar. A mochila encostada à parede. A coberta da cama no tapete. O tênis no canto do chão. A toalha molhada estendida na porta. Vou à janela. Os carros estacionados. As luzes apagadas nos apartamentos. O murmúrio da noite. A cidade dorme. O cheiro do repouso percorrendo as narinas. Finalmente uma brisa em meu rosto. A portaria, o estacionamento. O mesmo ponto de vista. A mesma altitude. O mesmo anseio: pular! Pular não! Voar!

Aqui dentro o vazio, a quietude, o abandono. Na cabeça o medo, a dúvida, a insegurança. Lá fora, o leão descansa. Em poucas horas o agito, a mudança, a perseguição. A cama a me agarrar, o ensaio daquela peça, o filme a assistir no dvd, o shampoo que acabou, o comprimido a engolir, a conta da padaria, as leituras a apresentar. Aniversários vêm. Aniversários vão. Promessas, sonhos, fantasias, olho gordo, simpatias. A motivação que chega. A coragem que leva embora. O tédio! Barulho lá embaixo. O portão se abre. Um carro em movimento. Mais alguém a partilhar as horas. No Twitter já não há quem circule. Aos poucos tudo se acomoda. E pelo quarto só os incensos continuam a se reduzir desenhando sua fumaça pelo ar.

Já não há o que pensar. Fome, sono, insônia e ninguém a desdenhar. Nenhuma mensagem no e-mail, nenhum comentário no blog, nenhuma notícia que não conheça, nenhum amigo online, nenhum vento na cortina. Só os incensos e eu! O nevoeiro inebriante que sai das hastes e percorre os contornos da janela, encontrando a saída e sumindo na cegueira da noite. Aquela chama vermelha libera uma torre de cinzas que se espalha até o chão. Agora somos só eu e ela, preenchendo o meu vácuo como a bruma de um atrevido cigarro ou um derivado da cannabis sativa adentrando os pulmões e entorpecendo os sentidos.

Aspiro o seu aroma e a jacente melancolia se irrompe numa intensa gargalhada. Não consigo reprimir. Posso acordar as paredes, os apartamentos, os e-mails, as nuvens e o vento. Amanhã terei uma multa na porta e uma dor latejante no juízo. Tudo é divertido. Sopro mais cinzas e abocanho as labaredas. Quero mergulhar no misticismo da noite. O vazio é preenchido e o medo se traveste de ousadia. Tudo posso antes dessa alvorada. Sorrir, xingar, bater, pular, cheirar, saltar, voar. E por fim com a queda dos últimos resíduos, também caio e salto exausto no reconforto da cama.

4 comentários:

  1. Já virou ritual essa coisa de está aqui todos os dias. Não sei o que espero encontrar... Talvez colher algumas sementes para nutrir a minha insaciedade por nutrientes novos para continuar vivendo. O seu "Antes da Alvorada" instiga nossos sentidos,e deixa-nos inquietos pelas verdades expostas com tanta clareza.Tenho insônias e procura na noite alma viva, ando, leio, perambulo até que outros se incomodem para que eu volte a aquietar. Fico no gartic perdendo tempo e cansada vou orar para adormecer e encontrar a noite. Tô sozinha no celeiro, a pouco eramos 03 por aqui. Estou colhendo mais umas sementes e já estou indo para amanhã voltar... talvez renascida. abraços

    ResponderExcluir
  2. eu tambem as vezes fico com insonia mas baixa eu deixar todass proocupaçoes e ficar um pouco quetinha ai o sono chega, mas e asim mesmo cada um tem seu jeito de dormir,as vezs tambe fico pensando todo mundo dormindo e eu sozinha no meu quarto e no meu pensamentos, ai pego o terço e vou rezar nao termino nem de rezar ja fui.

    ResponderExcluir
  3. Há tempos nao tenho insonia.
    Li esse post ontem e, por preguiça,nao comentei.Na verdade,chegou visita e sai da net.Rss.Fiquei pensando nessa frase: O canto dos galos à distância.Faz anos que nao escuto e nem vejo galos.Acabei voltando à minha infancia,onde morava no interior de SP.

    Ah,mudando completamente de assunto,vc tem todos os CDs dos Beatles?Incrível!Eles ainda fazem muito sucesso no Japao.Yellow Submarine sempre toca nas lojas.

    Abraços,Sam.

    ResponderExcluir
  4. consegui imaginar cada cantinho do seu quarto aconchegante e tbm a lembrança d esta la com vc madrugadas a dentro, jogando conversa fora, rindo,peripercias. eta saudade...xega aperta o coração.
    luciene

    ResponderExcluir

Colheitas