terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Globo e os seus sete pecados - Parte 3

E continua aqui a saga da atual reprise da Rede Globo no Vale a Pena Ver de Novo. Desde quando foi anunciado que Sete Pecados seria a próxima novela a ser reapresentada, eu venho arquitetando um golpe diabólico contra as fitas originais de telenovelas como essa. Quem sabe tocar fogo no acervo, levar pra reciclagem, ou fazer linha de empinar pipa pra que ninguém mais seja obrigado a saber que uma trama desse nível, se é que existe nível, está novamente no ar. Depois da resposta prontinha da emissora ao meu e-mail indignado, achei que tinha perdido a batalha contra o império Plim Plim. Entretanto, "however", felizmente, dessa vez eles estão descobrindo que não se trata de um único e-mail inofensivo, mas de vários spams incontroláveis.

Um fato que não se pode questionar, é que o grande determinante de um programa permanecer no ar em um canal de TV é a sua audiência. E contra ela, nenhuma desculpinha enlatada pode resolver o problema. Pois bem! Com pouco mais de dois meses no ar, Sete Pecados é a pior audiência do horário desde 2000. E agora não sou eu quem está dizendo, mas os telespectadores. Segundo o blog do jornalista Daniel Castro, a emissora está cortando quase 60% das cenas originais do folhetim. Ou seja, correndo contra o tempo pra tirar do ar o que nem deveria ter entrado. E olhe que não foi por falta de aviso. No capítulo 43 da reprise já estavam sendo exibidas cenas do 108, resultando o equivalente a dois capítulos e meio da trama por dia. E nesse ritmo, ela se despede da programação em 7 de janeiro, com apenas 85 capítulos, e entrando para o time das novelas reprisadas mais picotadas da emissora.

Algum maluco de um jornal online vinculado a Globo, divulgou uma notinha anunciando que Sete Pecados bateu recorde de audiência no dia 02 de novembro. Bem, vamos averiguar o fato. O record a que faziam referência era 16 pontos na programação, o que até parece muito, levando em conta que a trama não sai dos 11 pontos desde que reestreou. Contudo, se analisarmos as telenovelas exibidas anteriormente, esse número não parece tão expressivo. Sinhá Moça já registrava esse índice diariamente quando foi reprisada, Mulheres Apaixonadas se mantinha nos 17, Alma Gêmea nos 19 e Senhora do Destino nos 21. Talvez por ser um feriado em que exaltamos os mortos, nada mais justo do que a audiência subir nesse dia. E nem deu tempo de se acostumar, o pastelão voltou aos seus 11 pontos rapidinho no dia seguinte.

A maior preocupação da Globo quanto à reprise é a sua influência no Vídeo Show (outro ser vegetativo da emissora) e na Sessão da Tarde, que acabam sofrendo com o desempenho da audiência da novela, que apesar de baixa, ainda se mantém na liderança (por falta de opção pior). Quem sabe em janeiro eles não lançam Beleza Pura, Eterna Magia, Bang Bang ou Pé na Jaca, e mudam o nome do programa também pra Vale a Pena Manipular de Novo. Afinal, essa é uma arte que a emissora domina como ninguém. E nem preciso dizer que estou de alma revigorada com o fiasco da trama. E deixo uma dica: da próxima vez, eles devem estudar melhor o conteúdo do meu e-mail se quiserem se manter na frente da Globo 2.

3 comentários:

  1. cara deixa rede globo em paz vc so pode ser um bitolado da universal nada a ver o vc fala pode dizer o que que quizer a rede globo sempre vai ser a rede globo enquanto orede record vai ficar só na tentativa de alcança-la a rede globo é a maior emissora boa independente não copia outras emissoras ela esta 100% no nossa vida no mundo sou mais rede globo

    ResponderExcluir
  2. pois eu estou de pleno acordo com o sam, a rede globo que se cuide, porque a recorde esta com tudo, se começar a passar reprise que nao vale nada nas tarde niguem vai querer ver besteira, estou de pleno acordo vc so pode ser um besta alucinado pela essa globo, quem esta falando sou eu uma pessoa muito bem informada.

    ResponderExcluir
  3. Caro, anônimo que escreveu primeiro, não sou da Universal como sugeriu, nem muito menos simpatizo com a Record. Prefiro a Globo, lá ainda encontramos qualidade e autenticidade, e é justamente isso que estou cobrando. Qualidade naquilo que passa para os telespectadores.
    Não era possível que com tantas novelas boas no estoque, ela se prestasse a reprisar folhetins chinfrins como Sete Pecados.
    E a prova que eu estava certo é a escolha desesperada para recuperar a audiência, da reprise de O Clone, um verdadeiro sucesso que realmente Vale a Pena Ver de Novo.

    ResponderExcluir

Colheitas