domingo, 5 de setembro de 2010

A Globo e os seus sete pecados - Parte 2

Insatisfeito em apenas comentar no Celeiro o meu desapontamento com a nova reprise do Vale a Pena Ver de Novo da Globo, Sete Pecados, escrevi um e-mail para a emissora, mesmo sabendo que não iria influenciar em nada a decisão deles e que pouca diferença fará a indignação de um quase paraibano com a sua programação. Contudo, surpreendentemente recebi a resposta ainda na mesma tarde. Eis abaixo a resposta da Rede Globo à minha crítica:

Samuel,

Há muitos fatores envolvidos na escolha de uma novela para ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Alguns são artísticos - há obras que ficam datadas, por exemplo - e outros tecnológicos, que apresentam um impacto na qualidade visual da obra. Além disso, novelas com temas leves, histórias alegres, divertidas, românticas e com generosas pitadas de aventura têm maiores chances de serem escolhidas.
Geralmente, as novelas das seis e das sete se enquadram nessa categoria. Quando a Rede Globo encontra novelas mais antigas, que atendem aos critérios citados, procura dar preferência a estas.
Lembramos, ainda, que as novelas exibidas no Vale a Pena Ver de Novo são de censura livre ou sofrem edição para que se adequem ao horário.
Respeitamos sua opinião e crítica. Suas considerações serão levadas ao conhecimento da direção de programação da Rede Globo.

Cordialmente, Rede Globo.


Ou seja, novelas insignificantes como Sete Pecados é que tem vez na programação. Eles mesmos assumem que "novelinhas" alegres, bobas, babacas é que podem ser reprisadas. Então pra que serve esse programa, se o intuito maior que seria exibir tramas que marcaram épocas, não acontece? Se a censura anda vetando as melhores sinopses do horário nobre, então por que a emissora não lança um Vale a Pena Ver de Novo à noite? Ou mesmo se as novelas das 18h e 19h são as que têm mais chance, por que não buscar alguma que realmente faça jus ao título do programa? Sete Pecados foi a decadência rasgada da programação. Sabem aquelas novelas que passam, simplesmente passam e logo vem outra? Uma dessas foi Sete Pecados. A loucura é maior ainda se formos analisar quais eram as outras duas opções do canal para reprise: O Profeta e Beleza Pura. A primeira remake de Ivani Ribeiro, que tentando seguir o exemplo de A Viagem, andou longe de conseguir o mesmo sucesso da versão original, e a segunda que não merece nem comentários.

É lamentável ver que uma das maiores ou a maior produtora de teledramaturgia do mundo, conhecida internacionalmente, esteja produzindo apenas por produzir, sem se preocupar com o conteúdo daquilo que dissemina. E a culpa é de quem? Autores? Atores? Modelos prontos? Padrões? Desse modo, dá pra entender que se um dos principais critérios das reprises do Vale a Pena Ver de Novo são produções recentes das faixas das 18h e 19h, não tem como o programa reprisar tramas relevantes, já que nada significante nos últimos anos tem sido produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colheitas