quinta-feira, 23 de abril de 2009

Epifania

Legal você está aqui no Celeiro lendo esse texto, escutando a música de hoje, ou desligando esse som desagradável, rindo, refletindo ou ficando impaciente com o tamanho de cada parágrafo. Mas você só pode entrar no Celeiro, ler, escutar e sentir porque temos ao nosso favor, elementos como as mãos e os dedos que digitaram esse link, a visão que possibilitou a leitura, a audição que o fez escutar ou querer parar a música e a mente que libera as mais variadas sensações pelo corpo. Já parou pra pensar quanta coisa boa temos todos os dias ao nosso dispor e não nos damos conta?

Curiosamente, pude redescobrir esses valores ao acompanhar três programas de televisão essa semana. Em meio ao tema barulhento do Profissão Repórter da última terça-feira, redescobri através do silêncio do agricultor Wilson Alves, o valor de cada batida, de cada voz, de cada som que é capturado todos os dias pelos nossos ouvidos. Devido uma intoxicação com agrotóxicos há 9 anos, Wilson perdeu totalmente a sua audição e passou a fazer leitura labial pra conseguir entender as pessoas. Depois de todo esse tempo de silêncio total, um implante coclear traz o som de volta a sua vida.

O momento em que a fonoaudióloga gera os primeiros ruídos através do equipamento, parece que Wilson renasce. Ele fica literalmente abestalhado por estar ouvindo novamente. E quando ele passa então a escutar sua própria voz é um êxtase que eu não pude deixar de transcrever suas palavras: “Eu tô ouvindo! Nossa! Eu tô ouvindo a minha voz”, e cai na gargalhada. Um passeio pela rua e cada barulho era uma alegria nova. O vento batendo nas árvores, a buzina de uma bicicleta, um carro de som anunciando promoções, o trânsito, o canto dos pássaros. E eu cá na minha sala, deitado, assistindo tv, desfruto, como inúmeras pessoas, esse dom todos os dias sem precisar de equipamento nenhum, e não percebemos quão significativo ele nos é. Nos irritamos tanto com o barulho do trânsito diário, da música alta, dos cachorros latindo à meia-noite, mas que fantástico escutarmos tudo isso. E que gritem mais, façam fuzuê. Quero ouvi-los mais e mais.

Coincidentemente ou não, o SBT Repórter desta quarta-feira trouxe uma viagem pelo cérebro humano, acompanhando neurologistas nas cirurgias pelos cérebros dos pacientes. O caso mais intrigante foi da menina Elenice de 8 anos que sofria de ataques constantes de epilepsia e no intuito de parar os ataques faria uma cirurgia de retirada do lado direito do cérebro. Foram 4 horas só para chegar ao cérebro da menina, depois de passar pelo couro cabeludo, perfurar o crânio, a membrana interna e finalmente atingir o cérebro. E o mais impressionante é imaginar que essa cirurgia era feita há 30 anos com o paciente acordado.

Mais uma região delicada e tão fundamental à nossa vida. Pensar que cada pontinho daquela massa é responsável por inúmeras funções do nosso corpo é espetacular. Refletimos, nos movemos, guardamos lembranças, nos emocionamos tudo graças a essa engrenagem superprotegida do nosso corpo. Tão fundamental como aquela que faz pulsar o nosso sangue. No quadro Transplante, O Dom da Vida do Fantástico de domingo, foi mostrado o instante exato em que um coração transplantado começa a bater num outro peito. É incrível a capacidade que o homem tem de fazer aquele órgão vital continuar vivo o suficiente para salvar outras vidas. E a precisão de cada ponto, saber que aquela artéria se juntando àquela veia e isso àquilo vai fazer tudo funcionar de novo. Fosse eu entraria em pânico. “Ai, meu Deus, onde isso entra agora!?”. Por isso não sou médico. Ainda bem! E ainda bem que eles existem e são capazes de fazer.

Cada um com a sua função! Assim como o nosso organismo nos quais cada órgão tem o seu papel para fazer funcionar o todo, na sociedade cada um faz a sua parte. O médico opera, melhora a qualidade de vida de diversas pessoas, o repórter vai lá, colhe a informação, repassa a nós e instiga garotos como eu a escrever sobre essa fascinante engenhoca da vida. Ah, e como é bom poder raciocinar, enxergar, ouvir, sentir, respirar e continuar tendo um coração bombeando o sangue nas nossas veias e tocando sempre sua canção favorita: tum tum, tum tum, tum tum...

3 comentários:

  1. adorei seu blog de hj, ficou fantastico como vc escreve bem, tem que ser jornalista, vc e fantastico garoto te amo lindo, como seria bom no mundo se tiver muito gente como vc, so tenho que agradecer pela leitura que sempre vc escreve pra gente ler,parabens continui assim beijo no coraçao.

    ResponderExcluir
  2. Samiii, sem comentários esse texto !, ou melhor, vou comentar sim...ótima sua percepção quanto ao funcionamento do corpo humano encontrado e exibidos em matérias jornalísticas em uma semana apenas.
    Os médicos ainda tentam entender essa maquina divina e os repórteres ainda tentam reproduzir isso para as pessoas.
    Que bom!
    É bem verdade que qd qualquer parte do nosso corpo está comprometida ela nos faz falta, pode ser um pequeno machucado ou uma doença crônica.Nada vai bem...
    Agradecer a Deus pela vida, e pela saúde a cada dia é reconhecer que somos frágeis e passageiros.

    bjoo.

    Saskia Coutinho

    ResponderExcluir
  3. Samuel, querido amigo e futuro jornalista!
    Passa no meu Blog e veja o seu Prêmio Lemniscata.
    É um incentivo na Blogosfera para os blogs talentosos.
    É claro que vc é um deles!
    Merece e muito!
    Beijos no seu coração!

    ResponderExcluir

Colheitas