sábado, 31 de janeiro de 2009

O que há de novo em nós

Ano novo!! Fogos no céu!! Ano novo! Dia de reis! Ano novo! Família reunida! Ano novo! Viagem à Campina! Ano novo! Ensaios de Pluft! Ano novo! Caronas com Julio César! Ano Novo! Marley & Eu no cinema! Ano novo! Pipoca e Imagem e Ação em casa com a turma. Ano novo! Primeira vez em João Pessoa!! Ano novo!!...

Nem sempre o ano novo é sinônimo de vida nova, como afirma esse bordão tão usado a cada ano, em busca de novas esperanças, de uma renovação física e espiritual. Mas o que será que nos faz crer que tudo muda do 31 de dezembro ao 1º de janeiro? Talvez o desejo que algo que não foi possível acontecer no último ano possa se realizar nesse outro. A renovação dos sonhos, da fé. Contudo, um fator será determinante para mudarmos realmente as expectativas e os projetos do novo ano: nós mesmos!

2009 chega pra mim com a promessa de ser um ano literalmente novo na minha vida. A universidade acaba de me jogar na rua, só não fui atropelado ainda porque empaquei na calçada com a danada da monografia. O teatro me acena dizendo que esse será meu segundo ano dedicado a ele. Como garra para isso tenho os resultados obtidos no último ano de esforços no palco.

A cada ano vai ficando mais difícil passar o mês de janeiro inteiro em casa. Se em 2008 o Sebrae puxou o meu lençol e me chamou pra labuta, esse ano os ensaios de Pluft, O Fantasminha me fizeram desembarcar mais cedo em Campina. Bom, alguma coisa nova ao menos já me aconteceu. Depois de 4 anos morando a pouco mais de 100km da capital paraibana, finalmente eu conheci João Pessoa, pus meus pés nas ondas calmas e verdes do litoral da Paraíba. Meu personagem também foi mudado, do sonolento Tio Gerúndio fui escalado ao marinheiro bebum Julião.

É, talvez ano novo seja sinônimo mesmo de vida nova. Mas nem tanto! Continuamos ensaiando o que já estávamos ensaiando no ano passado. Continuo pegando carona com Júlio pra voltar pra casa. Sou o mesmo beatlemaníaco de antes. Continuo no mesmo apartamento e pagando o mesmo valor, ainda bem!! A mochila nas costas é a mesma. Já o fogão não é o mesmo ‘mesmo’ e agora torra pipoca. A cama ao lado do pc parece diferente, mas pelo menos combina com a cor da mesinha. A leitura de Marley & Eu se tornou imagens novas de uma realidade já conhecida. Os encontros diários do quinteto mágico na universidade agora se resumem a scraps no orkut e carinhas no MSN. É, as coisas andam mudadas mesmo!!

Pela primeira vez começo um ano sem a responsabilidade de aulas diárias e uma interrogação do tamanho dos meses do ano surge na minha vista. Parece um imenso oceano que tenho a atravessar sem saber ao certo onde vou chegar e o que encontrarei no caminho. Se por um lado tenho mais amigos que me fortalecem e me encorajam, por outro me vejo afundando sozinho em uma canoa no alto-mar, sem ninguém a me socorrer ou escutar.

As responsabilidades! As incertezas! Os sonhos! Os medos! Os desejos! A idade! Acho que tudo isso se renova também a cada ano e fica igual ao mesmo tempo. É nessas horas que seria mais fácil colocar uma mochila nas costas, pedir carona na estrada e sair por aí sem rumo certo, percorrendo os mais diversos lugares, conhecendo as mais diferentes pessoas, sonhando, crendo, vendo, sentindo, respirando, desejando, conhecendo, experimentando, viajando... fugindo e encarando!!! Hoje aqui, amanhã em Cochabamba, Bogotá, Atacama, Patagônia... Afinal, tem momentos que parece que é para isso que esperamos tanto. Sim, porque tanta espera não pode ser pelo dinheiro. Ah, quer saber, como diz Arnolpho Lima Filho, Samuel Rosa e Gilberto Gil, “vamos fugir desse lugar, tô cansado de esperar que você me carregue”. Vamos viver cada momento e fazer de cada dia um novo ano, pois não é a virada de 31 a 1º que muda, somos nós e as nossas atitudes!! Feliz vida nova a todos!!

2 comentários:

  1. "Pela primeira vez começo um ano sem a responsabilidade de aulas diárias e uma interrogação do tamanho dos meses do ano surge na minha vista. Parece um imenso oceano que tenho a atravessar sem saber ao certo onde vou chegar e o que encontrarei no caminho." Faço das sua palavras as minhas, até pq estamos na mesma situação: emperrado na claçada da monografia kkkkkkkkkkk.Ah, feliz por ter citado o quinteto, mas espero q num se resuma a orkut e msn,sei que as mininas saum fogo de palha "judas"kkkkkkkkkkkkkkk, mas o contato depende de nós; de mim, de vc e de quem mais for.
    bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Uma boa reflexão sobre o ano novo...adorei.
    Já sinto falta das aulas e dos encontros diários na facul...a vida muda depressa e não tem um dia igual ao outro realmente. A gente se encontrou e de novo seguimos caminhos diferentes. Cada mudança uma adaptação. !haja coração!

    bjão.

    Saskia

    ResponderExcluir

Colheitas