sexta-feira, 16 de maio de 2008

De Volta Para O Passado

Esse aqui é pra recordar! Pra quem viveu uma das melhores épocas do mundo. Estava dando uma olhada nos meus arquivos no computador e por sorte acabei encontrando um slide que minha prima Agda havia me enviado há algum tempo. O nome do slide era “Melhores Momentos da Vida”. A cada página uma volta aos anos 70 e 80. As séries, os desenhos, os brinquedos e carros que fizeram sucesso, enfim, detalhes de quem teve a sorte de passar a infância em um mundo de constante transformação. Tudo bem que eu não tenha estado presente nos anos 70, mas muitas de suas características se estenderam até os anos 80 e as destes até início dos 90.

Para começar, que tal calçar um tênis All Star, pegar carona no primeiro chevete que passar, parar na bodega da esquina e comprar um tablete de Chiclets ou mesmo um Chocolate Surpresa e seguir para a Caverna do Dragão? Seria uma aventura de outro mundo. Quem sabe De Volta Para o Futuro? Poderíamos conhecer outros seres como uma tal de Formiga Atômica, He-man, Shirra. Ah, ouvi falar de um grupo de defensores japoneses que usam roupas coloridas e capacetes para lutar contra monstros, eles são chamados de Flashman e Chageman. Tem ainda outro mais conhecido como Jaspion.

Essa viagem parece que não tem fim. Quanto mais se anda, mais recortes e figuras são descobertos no caminho. Vejam só aquele grupo de duendes pedindo carona ali na frente. Todos azuis com toucas brancas e vermelhas. São os Smurfs. Eles estão fugindo da sua aldeia nos cogumelos distantes para escapar do feiticeiro Gasganete e do seu gato Azarel. Se olharmos para o leste, vamos ver a casa dos Muppet Babies. Vários animaizinhos de brinquedo com uma imaginação muito ativa, que só se dispersa quando a dona Nanny aparece. Olha aquele jardineiro de bochecha gorda e cabelo de pano acenando pra gente ali na frente. Ele é um Fofão!

E o mundo dos brinquedos se aproxima. Vejam essa montanha enorme de Cigarro de Chocolate. Dizem que ela foi construída pelos PlayMobil e que atrás dela existe um Banco Imobiliário. Nossa! Olhem só aquele labirinto de pega-varetas. E aquele bate-bumba da Estrela brincando com um vai-e-vem. O chevete agora pega outra direção. Vamos mudar de automóvel. Vamos embarcar num Corcel e seguir pela estrada de tijolos amarelos em direção ao mundo Mágico de Oz. Vejam aqueles quatro atrapalhados ali na frente. Ah, são Os Trapalhões se preparando para produzir mais um filme. Olha! O Zacarias acenou. Ei, vejam ali aquele cavalo roxo e aquela menina loira montada nele subindo em direção a um portal no céu. Ela grita: Cavalo de Fogo!

Nossa! Estão ouvindo essa música que chega aos pouquinhos vindo lá de longe? É um ritmo bem dançante. Agora escuto perfeitamente. É o Kaoma! Vamos descer e nos juntar a eles “...e o sol nos levar pelas águas do mar, nessas ondas dourar um pedaço de nós, hey, venha pra dançar, dançar, mexa sem parar, deixa o corpo lambar, deixa a hora passar, passar...”. Como eles são simpáticos!

É, parece que está ficando tarde. Melhor voltar pra casa. Vamos pegar uma Belina e nos dirigir aos nossos aposentos. “Querida, cheguei!”. Opa! Acho que errei de endereço. Estou vendo uma família de dinossauro discutindo na cozinha. O pai tenta explicar a cadeia alimentar ao filho rebelde, a filha passa exibindo sua calda recém-chegada, a mãe tira comida de uma geladeira cheia de animais, enquanto um bebê joga panela no pai dizendo “não é a mamãe”. Que Família Dinossauro maluca!

Agora sim, vou pegar minha Calói, ir para casa, ligar a TV e assistir ao Xou da Xuxa. “Bom, estar com você, ficar com você, deixar correr solto o que a gente quiser...”. Pra encerrar esse Trem da Alegria, só mesmo algo bombástico como toda a década. Opa! Invadiram a minha porta. O que houve? É um homem loiro com uma arma na mão pedindo para sair de casa porque tem uma bomba aqui. Seu nome? Macgyver!

É, parece que fomos longe mesmo! Pena que só na imaginação. São tantos signos que marcam essas décadas, que torna quase impossível lembrar de todos. Mas espero ter feito realmente um breve passeio na memória de algum sobrevivente desse período. Algumas das séries e dos desenhos clássicos que transformaram a imaginação de milhares de crianças nas últimas décadas, conseguiram ser resgatados hoje, mas outros só existirão mesmo para sempre na memória de cada um que viveu e ainda vive no coração, os ritmos, os estilos, as histórias e as fantasias desses anos. Afinal não dá mais pra dizer “beijinho, beijinho, tchau, tchau” e muito menos “de novo!”.

Um comentário:

  1. Essa frase de Ruio Barbosa foi feita pra voce:Escrever é ter gosto, é ser artista, é saber escohler , é saber viver a vida que passa.

    ResponderExcluir

Colheitas