segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Diário de Lucas - Parte I - "O Passeio"

“Eu estava me formando no ensino médio na mesma turma que meu irmão Gustavo. Era uma época de grandes recordações. De repente tudo aquilo que vivemos juntos por três anos seria festejado em uma viagem que prometia muita aventura. E pra ser exato, foi mesmo uma aventura. Parecia uma excursão qualquer. Uma turma de jovens saindo de férias com dois professores para uma fazenda, ônibus estilo americano e muita curtição. Eu e minha namorada Amanda na época, estávamos bastante ansiosos pelo passeio. Todos os nossos amigos estariam lá. Nossa mãe nos encheu de recomendações sobre os cuidados que devíamos ter durante o passeio. Mas os problemas começaram ainda na concentração em frente à escola.

Tatiana resolveu levar o seu irmão mais novo com a gente, ou melhor, ele se ofereceu e creio que ela não teve escolha. O garoto era uma pulga, se enfiava onde menos esperava e não perdia a chance de se meter na vida alheia e infernizar o humor dos que a sua volta se encontrassem. Ele descobriu na namorada do meu irmão a cobaia perfeita para as suas artimanhas. Milena não escondia de ninguém a sua insatisfação em passar um fim de semana em uma fazenda ao lado dos amigos que pouco importavam para ela. E isso alimentou o instinto de perseguição do nosso temido Rafa. Ainda no ônibus ele mostrou que estava ali para aprontar e provar para Milena que a viagem iria valer a pena. E Milena ia ter que agüentar muito ainda. Meu irmão já não sentia o mesmo por ela e se aproximava cada vez mais da doce Carol.

Já eu, curtia tudo de camarote. Não havia estresse para o meu lado, só queria curtir o passeio e claro, Amanda. Contudo, havia um sentimento oculto naquela época, que eu não contei nem mesmo para o meu melhor amigo, o Emanuel. E esse sentimento me acompanhou sorrateiramente ao longo de toda a viagem. Dentre os professores que nos acompanharam estava Elvira. Uma recém formada que encantava não só a mim, mas também ao professor Miguel. Eu nutria um carinho especial e porque não dizer diferente por ela. Poderia ser apenas uma leve atração entre aluno e professor, mas eu sabia de longe que o que sentia pela professora Elvira era algo diferente do que sentia pela Amanda.

O passeio transcorreu como previsto por um longo tempo, até que o inesperado aconteceu. O nosso ônibus resolveu que não partiria mais daquele ponto a lugar nenhum. E a notícia do Zeca pegou todos como uma bomba. Estávamos sozinhos, em um lugar totalmente desconhecido e sem combustível para ir nem à esquina (como se houvesse). Depois de um longo bate-boca decidimos que o melhor era sair para procurar ajuda. Milena ainda quis ficar, mas como o Gustavo disse que ia, ela se viu obrigada a ir também ou o estaria entregando de mãos beijadas e lambidas a Carol. E assim seguimos pela mata. Havia muitos mosquitos, mas parece que eles se dedicavam em atacar apenas a Milena que não parava de se encher de repelente.

Nessa hora decidi brincar de Joãozinho e Maria com Amanda e a puxei pelo braço. Nós nos afastamos dos demais e saímos por outros caminhos. Confesso que imaginei encontrar um oásis no meio de toda aquela mata que pudesse aliviar o nosso cansaço, como nos filmes de aventura. Mas o que encontramos foi um antigo rio de águas baldias e sem nenhuma cachoeira mágica. Não era o que esperávamos, mas não dava pra reclamar. Lavamos nossos rostos, corremos pelas águas rasas e depois não resistimos, caímos de roupa e tudo nas águas sujas daquele pedaço de oásis defeituoso. Algumas horas depois decidimos retornar ao ônibus, o pessoal já devia estar preocupado. Mas preocupados porém, ficamos nós quando chegamos lá e só encontramos o Zeca dormindo em um dos bancos. A galera não havia voltado ainda e provavelmente àquela altura estariam perdidos.”

Lucas Mendes

2 comentários:

  1. É interessante rever e ler coisa destes personagens que estavam meio q adormecidos na nossa memória, porém jamais esquecidos por nós que participamos dessa "aventura".é de lei q eu enfatize q nos empenemos o maximo, para dar o melhor................

    ResponderExcluir
  2. Grande Samuel... Ótimos os textos... Mas parou por que?

    ResponderExcluir

Colheitas