sábado, 3 de novembro de 2007

O Círculo da Vida

Crescer, casar, ter filhos e constituir uma família. Parece ser o sonho de muita gente, principalmente de muitas garotas. Mas se administrar a nossa própria vida já é uma tarefa complicada, imagine então organizar uma vida a dois. Lembro de imaginar quando criança que casamento era coisa de gente adulta e que demoraria muito pra chegar. Mas a primeira lição para mergulhar nesse estágio, eu descobri semana passada no casamento da irmã da minha namorada. Quando a marcha nupcial soou na entrada da igreja e Edivânia entrou vestida de noiva, a idéia de matrimônio finalmente se concretizou na minha cabeça.

Parece estranho. A garota que eu conheci assistindo novela mexicana e tricotando no sofá com um sorriso ingênuo de menina, agora estava abrindo as portas para um novo mundo. Deixando de lado as brigas infantis e as mordomias da mamãe para viver sua própria vida. Aquele namoro que pude acompanhar ao longo de três anos tornava-se uma relação eterna, ao menos foi o que prometeram diante do padre.

E no cartório um dia antes, estavam eles, ansiosos e felizes pelo futuro que se desdobrava. Eu, junto de Ingridy, minha namorada, fomos as testemunhas desse momento, ao lado de Clécio e Elisângela. Pausa para algumas fotos. Fui o fotógrafo quase oficial. E logo mais sorrisos e registros de momentos únicos. Sem muitos discursos, estavam 50% casados. Agora, a oficialização na igreja esperava para esse grande futuro.

E eis que entrava Edivânia na igreja. Seu noivo Lucenildo, com um leve sorriso e uma firmeza no olhar, escondia a ansiedade e o nervosismo. O sorriso da noiva exultava sua satisfação e demonstrava seu estado interior. Eu, como fotógrafo quase oficial fazia a minha parte e não perdia nenhum momento... opa, exceto pela entrega da aliança do noivo, quando o filme da máquina acabou.

Ao lado de três outros noivos, o casamento seguiu seus requisitos e o grande momento ficava cada vez mais próximo. Finalmente ocorreu a troca das alianças e o casal estava unido assim pelos laços do amor. Ué, mas cadê o beijo? Isso deve ser só em novela mesmo. Bom, assim eles partiram para assinar as papeladas da igreja. E logo em seguida os momentos dos flashes. Agora não era eu. O fotógrafo oficial os guiou numa sessão de fotos em seu estúdio.

Ah, naturalmente seguimos agora para a festa e onde tem festa tem comida. Mas fotógrafo só come depois de trabalhar. Tudo bem, eu espero. A festa foi no sítio Bonito, onde o casal iria residir a partir dali. A mãe da noiva que não pode ir à igreja a esperava na porta. O encontro das duas foi emocionante. Embora, algumas mães desejem ver suas filhas casadas e vivendo suas vidas, a separação sempre é cheia de grandes recordações e muita emoção. Flash! Aí fui eu!

E depois de fotos, comida, churrasco, bebidas, presentes, o dia chegava ao fim. O primeiro dia de uma nova história. O terreiro e a calçada pareciam já sentir a presença dos novos moradores. Agora era hora de criar suas próprias responsabilidades e experimentar o lado adulto da vida. Realmente parece que o casamento sela a divisão entre a juventude e o mundo adulto. É preciso estar bastante certo para saber enfrentar todos os desafios que nos esperam a partir dali. Afinal, novas criaturas estarão por vir e com elas a renovação dos laços que juramos naquele dia que parecia ser o mais importante da vida até a chegada deles. E assim continua o círculo da vida, numa eterna volta que fará da noiva de hoje, a mãe que se despede da filha amanhã.

2 comentários:

  1. Ah Samuel você se deu conta do grande significado do casamento quando foi a um, foi? É...o casamento realmente é um grande milagre, duas pessoas, duas cabeças, um só pensamento, um só objetivo e tem mais, tudo isso para vida toda. Realmente um projeto de Deus. Agora sim vai pensar no assunto, né?
    Saskia

    ResponderExcluir
  2. Seas cronicas sao como vc! Vc tem um modo particular,único de escrever e descrever situações. Se eu além de sua namorada continuar sendo sua leitora assídua, serei capaz de reconhecer seus textos ,sabia? Que visão bela, encantadora você tem sobre o casamento e de produzir crônicas... Nos textos as palavras se juntam harmoniosamente para formar histórias que enfeitam o Celeiro do Sam. Sobre a crônica do casamento... Eu acompanhei de perto o início desse namoro até o casório! Há tres anos eu e vc brincávamos? Dizendo que qeuriamos ser os padrinhos e acabamos sendo, incrivel!!!Do inicio do mano ate o dia 25/10 foi so preparativos! pedido de casamento, enxovais, noivado, escolha do local da festa, padrinhos,o vestido, convidados dama de honra, comidas!!!Ufa!A data foi marcada, que correria! Miuto trabalho para u so dia.
    Enfim o grande dia , era aminha irmã mesmo? E eu alí com um fotografo particular de lado... E advinhe quem era/ Foi tudo muyito legal. Pena que eu não peguei o buque !O dono desse blog deve ter rido de mim na hora.kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Colheitas