sábado, 20 de outubro de 2007

Ventos de Experiência

É difícil fugir do passado quando este segue deixando uma trilha de saudade. Experiências vão e vêm. Mas sempre é gostoso relembrar momentos felizes. Quando eu passo pelo Parque do Povo sempre que venho da faculdade e vejo operários e máquinas pondo a baixo a estrutura do que foi a maior feira já realizada na cidade, é inevitável a lembrança dos dias que mergulhei em um universo de grandes possibilidades e descobri as oportunidades que a vida oferece a quem se arrisca em seu próprio negócio. E como eu fui parar na Feira do Empreendedor?

Tudo começou numa tarde de segunda-feira quando os bons ventos da vida sopravam para uma tenebrosa e esperada reunião no Sebrae. Era o início de um estágio de um mês para Saskia, Silmara, Clara, Edimílson e eu. Fomos apresentados a Erialdo Pereira, o grande jornalista do estado e detentor de uma sábia experiência. Também conhecemos os competentes Valter e Renata. Era nosso primeiro contato e o que fosse sair dali, a ansiedade e a expectativa nos olhares de cada um encobria qualquer apreensão ou insegurança. Finalmente soubemos nossa missão. O Sebrae estaria promovendo na cidade a Feira do Empreendedor e nossa missão era criar um boletim com casos de sucesso empreendedor de Campina e fazê-lo "girar" durante a feira. Uau! Que fantástico! Mas será que alguém sabe ao certo o significado da palavra "empreendedor"? Sabendo ou não entramos de cabeça nessa. Ou melhor, de imaginação.

Para nossa tarefa contamos com a orientação da professora Fátima Luna. E a saga em busca dos vencedores da cidade tomou fôlego no dia seguinte. Em uma mesa redonda uma chave da manga de Erialdo abriu a sessão. Foram muitas idéias, várias discussões, jogadas, “compra e venda” de pautas. E uma lista de 10 profissionais de sucesso da cidade se formou. Parte II: divisão das empresas, pauta, entrevista, texto. Eh, vamos à luta! Fiquei responsável por duas empresas. A escola de informática Infogenius e a agência de segurança eletrônica Insiel (os textos na íntegra estão nas postagens logo abaixo). Para minha sorte a empreendedora da Infogenius, Jeannine Figueiredo era um doce em pessoa e a entrevista transcorreu melhor que o esperado. Agora era hora de colocar a cabeça pra funcionar e criar um texto agradável da história de vida de sucesso da minha entrevistada. Logo as idéias se formaram e saiu a primeira versão do texto. Entretanto, como diz Erialdo, nosso primeiro texto nunca é o definitivo, sempre podemos aperfeiçoá-lo e melhorar. E assim refiz uma! Duas! Três vezes! E perdi as contas de quantas vezes o reli.

Alguns dias depois, com quase todos os textos prontos era hora de decidir o nome do “garoto” que levaria nossas histórias ao público. Mais uma vez em volta de uma mesa vários nomes surgiram. Ventos de sucesso; Atitude empreendedora; Empreendedorismo em pauta; Bons Fluidos. E ninguém poderia imaginar que o nome escolhido seria um tão simples e que resumia tudo que a feira representava. Foi assim que surgiu o Catavento. Com nome definido e textos acabados, era hora de partir para as fotos. Tareb foi o fotógrafo encarregado disso e saiu com Saskia, Silmara e Clara para fotografar os estabelecimentos. Para minha infelicidade, os donos da Infogenius estavam viajando e a tão fantasiada foto de Jeannine sentada no colo de Fábio entre os computadores só ficou na imaginação. Porém, a galera teve que escutar esse meu discurso até o último minuto da feira.

Ah, e a feira!! Ela chegou e foi embora mais rápido do que imaginei. Como dizia seu slogan “Bons Ventos para o seu Negócio”, os ventos sopraram rápido demais e levaram a feira para outros horizontes. Lá, no Parque do Povo, eu e Clara trabalhamos com a equipe de Kamille e Arthur para a TV Sebrae. Conhecemos o grande jornalista Amim e os repórteres Morib e Syusk. Aliás, ficávamos impressionados com a desenvoltura de Syusk durante as matérias. Nós simples estudantes imaginávamos quando seríamos capaz de tal profissionalismo. Ao mesmo tempo em que brincava, ela mostrava sua competência e responsabilidade. Enquanto isso, Silmara, Saskia e Edimílson corriam atrás de notícias para alimentar o site da feira. E cá entre nós, correr ali dentro era uma aventura a parte. Tantas empresas expondo, palestras, desfiles, comida. Nossa! Tinha de tudo ali dentro. Até prática de escotismo surgiu no Açude Novo. Tareb estava lá para não deixar de exercitar o clique do dedo e Saskia para viver a emoção da matéria. E emoção foi o que não faltou nesses quatro dias de feira.

É, mas a brisa passou. A correria se foi. Os colegas de trabalho voltaram a se espalhar. Mas novas amizades surgiram e continuaram. Por isso passar em frente ao Parque do Povo e olhar o fim de uma história é dolorido e prazeroso. Sentimos falta daqueles dias agitados e de todos que estiveram conosco. Embora também temos a certeza de ter feito algo útil, além da experiência profissional e de vida que adquirimos. Cada viga, lona e stand que se desmonta conta um detalhe daqueles dias. Histórias que só quem esteve lá pode contar. A última reunião com nossa equipe aconteceu há dois dias e o clima de despedida reinava sem cessar na sala. O bom de viver uma experiência é que sempre ficamos mais seguros e mais maduros de conhecimento. Sabemos onde podemos acertar e onde melhorar nas próximas oportunidades. Afinal, se hoje sabemos mais do que ontem, amanhã saberemos mais do que hoje e assim se constrói a história. Num é isso, Erialdo?


4 comentários:

  1. Perfeito! O Celeiro do Sam arrazouu!! Sem comentários, ou melhor, vamos comentar:Adoorei a crônica sobre a Feira. Cada Detalhe, cada emoção, cada experiência que vivemos alí ficaram marcados, e você escreveu direitinho tudo isso. Muito massa!E os ventos da feira já renderam frutos, né? o blog chegou...
    Menino você vai longe, e não é só na imaginação não. É na vida mesmo! Aguarde.
    Deus é contigo
    abraço, amigo da cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Samuel. Você tá bom demais. Tô com Erialdo tecendo comentários sobre jornalismo. Quue bons ventos soprem para você realizar-se como um grande jornalista. Com muita granas. Axé!
    Abraços.
    Fátima Luna

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que tenho a oportunidade de falar dos seus trabalhos publicamente e pra ser mais sincera não estou falando como namorada e sim como admiradora. Todos que o conhece sabe do seu talento e dos seus sonhos.
    Fico contente em poder ver e acompanhar esse crescimento positivo na sua vida profissional, em pensar que você dizia que não era muito fã de orkut, msn..., contudo hoje isso serve para você externar
    suas opiniões, vontades, medos, desejos...e isso é muito bom, não só para você, mas tbm para quem ler.
    Quanto ao que vc escreveu sobre estar "No mundo da Lua": se isso um dia já lhe prejudicou, hoje favoresce, prova disso foi a seleção para trabalhar no SEBRAE.
    O que tu tens que fazer daqui para a frente é abraçar todas as chances possíveis e não desperdiçar nenhuma.
    Como já havia lhe dito algumas vezes, eu estou aqui, apoiando vc!
    Talvez eu até custe a te fazer elogios, comentar sobre isso ou aquilo, mas na verdade eu o admiro por. Lembre-se que nós podemos tudo, só basta acreditarmos.
    Parabéns pelos trabalhos, crônicas, matérias que dão gosto em ler. O CELEIRO DO SAM de hoje é o continho onde posso te encontrar com mais facilidade, vez por outra estarei por aqui tecendo mais comentários. Fico orgulhosa por vc e de poder participr disso tbm.
    Estou ansiosa por mais de suas crônicas. Vc é daquelas pessoas que eu me calo pra ouvir ou pra ler algo que tu escreves...
    Bijos, saudade............

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o teu blog, Samuel! Bastante organizado, bem escrito, de muito bom gosto. Parabéns!

    Hallyson
    (http://charliechaplin.wordpress.com)

    ResponderExcluir

Colheitas