sábado, 20 de outubro de 2007

Unidos na Alegria e no Empreendedorismo

Festa, champagne, bolo e grinalda. Poderia ser a realização de mais uma festa de casamento, mas essa união na cidade de Patos tem um sabor especial. Os personagens desse evento são dois jovens que decidiram se unir tanto na vida conjugal como no mundo dos negócios. Era meados de 1994 quando a união entre Fábio e Jeannine Figueiredo, com apenas 21 e 18 anos, fez surgir a escola de informática Infogenius.

Jeannine trabalhava como recenseadora do IBGE e cursava Economia na Faculdades Integradas de Patos (FIP), mas teve que trancar a faculdade para se dedicar a esse novo investimento. Fábio, por outro lado, trabalhava na assistência técnica de uma concessionária em Patos. Em pouco mais de dois anos de namoro, eles tiveram a idéia de abrir um negócio juntos. Perceberam que havia uma grande necessidade de capacitar pessoas para trabalhar com a informática e resolveram investir no ramo. Sem grandes recursos, compraram alguns computadores, e entre enxovais e teclados conseguiram alugar um ponto em cima de uma loja de colchão.

De início eles contavam apenas com a participação de cinco professores e três secretárias. Uma das maiores dificuldades foi encontrar mão-de-obra qualificada. “Tivemos que fazer muito treinamento com professores em Recife e aproveitar alunos que já faziam curso superior, mas que não tinham experiência em sala de aula e os treinamos com profissionais pedagógicos”, comenta Jeannine.

Com idéias na cabeça e computadores na sala, só lhes faltavam os alunos. E estes não demoraram a chegar. Dois anos depois da inauguração, o número de alunos já superava a faixa dos mil. Havia a necessidade de aumentar a estrutura, os laboratórios e a biblioteca. Montaram então um laboratório temporário em outras cidades interioranas da Paraíba, como Solânea e Monteiro, e em Pernambuco, nas cidades de Pesqueira e Itambé. A partir do momento em que perceberam que a escola estava firmada no mercado começaram a expandir para cidades maiores.

Em setembro de 1998, Campina Grande recebeu sua sede da Infogenius que passou a ser a central, onde o casal também fixou moradia. Hoje além de Campina Grande, a Infogenius está presente em Patos, Guarabira, João Pessoa e Caicó. A capital paraibana comporta a maior unidade, que possui inclusive estacionamento próprio. São mais de 40 cursos nas áreas de informática de nível técnico e profissionalizante e de qualificação humana. E ao longo de quase 13 anos de mercado totalizam mais de 100 mil alunos formados.

Jeannine atribui o sucesso da Infogenius ao cuidado com o cliente e acredita que entre as maiores conquistas ao longo dos anos estão o reconhecimento dos cursos pelo MEC e a satisfação do público. “Hoje cerca de 80% dos alunos que chegam à nossa escola são oriundos de indicações de outros alunos e isso mostra que eles estão satisfeitos com o ensino”, enfatiza Jeannine.

No decorrer da trajetória, Fábio e Jeannine presenciaram muitas situações curiosas na escola: alunos ansiosos pelo primeiro contato com o computador; alunos que nunca souberam assinar o próprio nome, mas sabiam dominar o mouse. E em uma dessas situações eles conheceram um jovem deficiente visual que sonhava fazer um curso de informática. Isso os instigou a expandirem ainda mais as portas para todos os segmentos da sociedade. No segundo semestre de 2007, a Infogenius abre o primeiro curso para deficientes visuais do nordeste.

Com uma filha de nove anos e uma história contada através das teclas do computador, Fábio e Jeannine já conhecem a receita de uma vida de sucesso. Cúmplices no amor e nos negócios, eles provam que ousadia e autoconfiança ainda é o caminho que pode gerar bons frutos, é só estar aberto às novas possibilidades que a vida oferece.

Um comentário:

  1. Sam seu blog está demais! Vc tinha q ser jornalista mesmo, como vc escreve bem!!!!!!! Eu te admiro muito, como mãe sou um pouco suspeitamas seu o Celeiro do Sam está fantástico. Te admiro demais, sou tua fã...

    ResponderExcluir

Colheitas